• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Antecipação de plantio e clima trouxeram redução de produtividade da soja em MT


Quarta-feira, 27 de março de 2013 - 08h58

A tentativa de antecipar a safra de soja em Mato Grosso e o clima não ajudaram os produtores na produção da oleaginosa nesta temporada. Com o objetivo de plantar o mais cedo possível, o produtor mato-grossense começou o cultivo no período das primeiras chuvas de setembro de 2012 e, em algumas regiões do estado, um período de estiagem fez a oleaginosa se desenvolver de forma minguada. Com isso, a produtividade do estado reduziu sobre o esperado, de 51 sacas por hectare para 50 sacas por hectare. De acordo com boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), isso fará com que a produção de soja de Mato Grosso diminua de 24,13 milhões de toneladas estimadas anteriormente para 23,59 milhões de toneladas (queda de 2,3%).


Quando se compara a produtividade entre as regiões, verifica-se que as mais tradicionais produtoras foram as que tiveram maiores reduções, pesando sobre a média do estado. Depois de passarem por problemas de falta de luminosidade e de muita soja a ser colhida no período chuvoso, as regiões médio-norte, oeste e nordeste apresentaram uma redução na produtividade de duas sacas por hectare sobre o estimado, fazendo com que as três regiões obtivessem média abaixo de 50 sacas por hectare.


Já a região sudeste, apesar da queda de produção verificada em Campo Verde, teve a média de produtividade acima do esperado em uma saca, após Serra da Petrovina, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari registrarem umas das melhores produtividades da atualidade.


Fonte: Globo rural. Pela Redação. 26 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja