• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do leite dispara no mercado externo


Segunda-feira, 25 de março de 2013 - 09h00

Os preços do leite alcançaram níveis recordes no mercado internacional, influenciados pela seca na Nova Zelândia, principal exportador mundial, e pela disputa dos compradores chineses pelo fornecimento do produto. Os custos com leite são repassados a outros produtos lácteos, o que amplifica o impacto da alta sobre os preços ao consumidor.


O preço referencial do leite neozelandês de exportação subiu 62,0% desde o início deste ano e atingiu recorde nesta semana, na esteira da maior estiagem do país em três décadas em termos de área afetada. A Ilha Norte, onde se produz a maior parte do leite da Nova Zelândia, está entre as áreas que mais sofrem com a estiagem, conforme informações do governo do país.


"Quase todos os fazendeiros em todas as partes da Ilha Norte enfrentam condições de aridez muito difíceis", disse o ministro neozelandês da Indústria Primária, Nathan Guy, na semana passada. A Nova Zelândia é o maior país exportador de leite do mundo. Responde por 60% do comércio internacional de leite integral em pó, a forma mais comercializada da commodity, de acordo com dados do Departamento da Agricultura dos EUA (USDA).


Tim Hunt, estrategista do banco holandês Rabobank especializado no segmento de laticínios, prevê que a produção nos últimos meses da atual temporada será entre 15,0% e 20,0% menor do que na anterior. "A Nova Zelândia passa por uma seca severa".


Ao mesmo tempo, os compradores na China, maior país importador, intensificaram a procura em meio a um inverno rigoroso que reduziu a produção doméstica e às mudanças nos hábitos alimentares, que ficaram mais ocidentalizados e com maior teor nutritivo, o que estimulou o consumo de laticínios. Em janeiro deste ano, as importações chinesas de leite foram aproximadamente 70,0% maiores do que no mesmo mês do ano passado, de acordo com informações fornecidas por Hunt.


No leilão mais recente realizado nesta semana pela cooperativa neozelandesa Fonterra, o maior grupo de laticínios do mundo, o preço do leite integral em pó subiu 21,0%, para o recorde de US$5.116,00 por tonelada. "Houve disputas para assegurar, antes do fim da temporada, o fornecimento limitado da Nova Zelândia", afirmou o economista Com Williams, especializado no setor agropecuário na ANZ.


O aumento dos preços afetará grandes importadores de leite, e mais diretamente, a China. Outros grandes consumidores, como os Estados Unidos e a Europa, são em grande parte autossuficientes, mas a valorização dos preços internacionais do leite também poderá impactá-los e pressionar seus preços internos, já que exportar passa a ser mais atrativo para os produtores locais, de acordo com Hunt.


"A maré cheia levanta todos os barcos. Vai pressionar para cima os preços no atacado e levar a uma pressão generalizada de alta nos mercados varejistas". Hunt ressaltou, no entanto, que o impacto no preço varejista dos laticínios será bem menor do que o nos preços atacadistas, já que boa parte do aumento é absorvida pelas empresas alimentícias.


"O cenário econômico, em particular na União Europeia, torna extremamente difícil repassar aumentos de preço sem impactar seriamente seus volumes [de vendas] em 2013", disse Hunt.


Fonte: Financial Times. Por Jack Farchy e Neil Hume. Traduzido por Sabino Ahumada. 25 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja