• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de algodão em Mato Grosso deve ser 44,0% menor em relação à safra passada


Sexta-feira, 22 de março de 2013 - 08h30

A produção de algodão em Mato Grosso deve sofrer redução de 44,0% em relação à safra passada, segundo estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Entre os principais motivos que influenciam este cenário estão a queda da área plantada e o clima desfavorável.


A chuva atrasou a colheita da soja no estado e pelo menos 15,0% das lavouras ainda não foram colhidas. Na mesma época do ano passado, as máquinas já haviam avançado sobre quase 90,0% das plantações. Segundo o Imea, o atraso comprometeu o cronograma de outras culturas, como o algodão safrinha.


O algodão segunda safra representa 68,0% por cento da pluma plantada em Mato Grosso, de acordo com o instituto, e é geralmente cultivado após a colheita da soja. Diante do excesso de chuvas e da janela apertada para o plantio, porém, alguns agricultores desistiram das lavouras da oleaginosa. Na cidade de Campo Verde (MT), algumas plantações de algodão chegaram a ser semeadas por cima da soja.


Além do clima desfavorável, os preços atrativos de outras culturas também influenciaram na hora do plantio do algodão. Em Mato Grosso, a área cultivada com algodão perdeu mais de 270,00 mil hectares nesta safra. A previsão é de que as lavouras produzam 614,00 mil toneladas, contra 1,09 milhão no ciclo anterior, uma quebra de quase 44,0%.


Apesar disso, a associação dos produtores acredita em um cenário de recuperação para o produto. Prova disso é a recente valorização dos preços pagos pela pluma, que acumularam alta de 30,0% desde o início do ano.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 20 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja