• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Conab faz primeiro leilão de compra de milho para atender região da Sudene


Quinta-feira, 21 de março de 2013 - 08h37

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, no próximo dia 27, o primeiro leilão de compra de milho para atender pequenos criadores dos municípios que ainda sofrem com os efeitos da estiagem prolongada na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O preço de compra incluirá as despesas com ensacamento e transporte do milho.


No leilão, a Conab comprará 50 mil toneladas de milho já ensacado. Ao todo, estão previstos seis leilões para compra de 300 mil toneladas do cereal que irão reabastecer os estoques do programa do governo federal de venda em balcão para pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos da região da Sudene. Os baixos estoques oficiais de milho e as dificuldades logísticas levaram o governo a optar por leilões de compra do produto em sacas e posto no destino.


Marcelo Melo, diretor de Abastecimento da Conab, explica que essa modalidade de leilão "vai garantir uma agilidade maior na disponibilização do milho para os criadores, uma vez que no modelo antigo o produto tinha de ser transportado e ensacado nas nossas unidades operacionais". O edital de compra do leilão da próxima semana prevê que o cereal deverá ser entregue de 8 de abril a 8 de maio de 2013.


Vale lembrar que no ano passado o então ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, chegou pedir apoio ao Exército para levar milho até a região nordeste, o que não foi possível por causa da falta de caminhões apropriados para transportar cereais a longas distâncias.


O programa de venda em balcão da Conab prevê a entrega do milho nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 19 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja