• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lei do Descanso dos caminhoneiros não sai do papel


Quinta-feira, 21 de março de 2013 - 08h33

Conhecida como a Lei do Descanso, a regulamentação da profissão de motorista foi sancionada há quase um ano pela presidente Dilma Rousseff, mas, na prática, ainda não saiu do papel. Além da resistência das transportadoras, o novo conjunto de regras é também alvo de críticas por parte de motoristas.


Nosso condutor na viagem até Santos (SP) é um ferrenho opositor do novo cenário criado pela lei: 30 minutos de descanso a cada quatro horas ininterruptas de trabalho e descanso mínimo de 11 horas por dia. Segundo Adilson da Silva, cumprir a exigência é "impossível".


"O Brasil não tem estrutura para isso. Na maior parte dos lugares onde vou puxar carga não há nem acostamento, quanto mais um local seguro para parar e descansar. Obrigar o motorista a fazer isso é um risco", afirma.


Segundo ele, a inovação vai enfraquecer o mercado e reduzir a oferta de vagas. "Do jeito que está, o motorista será o maior prejudicado, pois vai fazer menos frete no mês e, por consequência, ganhar menos", critica.


Na viagem com Globo Rural, Silva dirigiu por 17 horas seguidas, com paradas rápidas e sem parada para almoço. Para ele, "ossos do ofício". "É como um jogador de futebol, que aguenta pancadas que deixariam outros no chão. Nosso corpo está acostumado a este batidão."


Fonte: Globo Rural. Por Rodrigo Vargas. 20 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja