• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Qualidade da cana-de-açúcar que chega às indústrias preocupa representantes do setor


Quarta-feira, 20 de março de 2013 - 08h57

Especialistas do setor sucroenergético que participaram de um evento na capital paulista estão com expectativa positiva para a safra de cana-de-açúcar que começa a ser colhida. A preocupação é com a qualidade da matéria-prima que chega às indústrias.


No seminário realizado em São Paulo, foi discutido como a produtividade do campo pode refletir na indústria. As usinas buscam matéria-prima de qualidade, mas com a colheita mecânica as impurezas do produto prejudicam o processamento da cana-de-açúcar. De acordo com consultores da Fermentec é preciso realizar mais pesquisas nesta área.


Na safra passada, 532 milhões de toneladas de cana-de-açúcar foram moídas na região Centro-Sul. Com o aumento da produção, a moagem em 2013 pode ser até 10,0% maior e chegar a aproximadamente 580 milhões de toneladas. A colheita foi antecipada e já começou em março.


- A moagem está começando mais cedo para evitar os problemas que tiveram no ano passado devido à chuva de maio a julho. Estão antecipando porque a safra é maior - afirma o presidente executivo da União dos Produtores de Bioenergia (UDOP).


A região Norte-Nordeste ainda não finalizou a safra de 2012, mas a tendência é de baixa produtividade devido à seca que afeta os produtores de cana. Já no Centro-Sul, o cenário é diferente, com aumento da produtividade por causa da renovação dos canaviais.


- Antes houve a fase de expansão do canavial e não foi plantada a melhor variedade, mas agora, após cinco anos, com a renovação graças aos recursos do Programa Pró-Renova, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), as condições são mais favoráveis - comenta representante do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 18 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja