• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

OMC projeta alta de até 30,0% nos preços agrícolas na década


Terça-feira, 19 de março de 2013 - 09h03

Os preços nominais de commodities agrícolas tem tendência de alta nos próximos dez anos, e estão projetados em ficar de 10,0% a 30,0% em média acima das cotações da década precedente.


Foi o que afirmou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, na abertura do Global Commodities Forum organizado pela Agencia das Nações Unidas para Comércio e Agricultura (UNCTAD), na segunda-feira (18/3), em Genebra.


Apesar da baixa recente, os preços agrícolas continuam elevados em nível histórico. Segundo o diretor da OMC, os preços são estimulados por três fatores: a crescente demanda, que é causada, entre outros fatores, pela redução a pobreza; o aumento do custo dos insumos; e a reação mais lenta no lado da oferta.


Conforme Lamy, esse desenvolvimento coloca foco no comércio de commodities, sobretudo de alimentos, na medida em que países importadores pobres terão uma fatura mais pesada para pagar, elevando a preocupação com segurança alimentar.


Analistas em geral consideram que o Brasil continuará a ser um dos grandes ganhadores no comércio global de produtos agrícolas, pela sua competitividade.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 18 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja