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Scot Consultoria

Fila quilométrica


Quarta-feira, 13 de março de 2013 - 14h48

Qual a relação entre as enchentes na Baixada Santista, em São Paulo, e um enorme congestionamento de caminhões na BR-050 em Minas Gerais, a 700 quilômetros de distância? A falta de infraestrutura do país, que também afeta o agronegócio. Nas últimas semanas, as fortes chuvas no litoral paulista causaram interdições temporárias no fluxo de trens de carga na região.


Sem transporte para o porto de Santos, muitos produtores de soja redirecionaram acarga para o porto de Tubarão, em Santa Catarina. Para isso, a produção foi levada por caminhões até Araguari, em Minas Gerais, seguindo para o estado catarinense pela ferrovia Centro-Atlântica. Porém,a sobrecarga no terminal de Araguari, administrado pela empresa de logística VLI, causou, nas duas últimas semanas, um congestionamento de caminhões na BR-050, que chegou a 25 quilômetros.


Em nota, a VLI informa ter remanejado a programaçãode trens para desafogar o terminal. "Além disso, solicitamos aos clientes que suspendessemos embarques com destino ao terminal, até que as operações fossem normalizadas, o que aconteceu na terça-feira (5/3)", diz a empresa.


O caso de Araguari éapenas um exemplo dos gargalos de logística que o Brasil enfrenta para escoar a safra recorde. "Temos problemas na armazenagem, no transporte e nos portos", afirma Rafael Ribeiro de Lima Filho, da Scot Consultoria, de Bebedouro (SP). "Neste ano, o fretedo Centro-Oeste para os portos subiu entre 20%e 30%." Esse custo pode aumentar ainda mais, em função do reajuste de 5% do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras, em vigor desde a quinta-feirapassada (7/3).


Preocupados com os gargalos logísticos, os empresários do setor se reuniram na Fiesp, na segunda(4/3), com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que ressaltou que há uma ação coordenada do governo para minimizar os problemas de infraestrutura. Na questão da armazenagem, Mendes Ribeiro revelou que a prioridade está em financiar a construção e areforma de armazéns no Paraná, em Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.


Fonte: RevistaIsto É Dinheiro. Por Luís Nogueira. 13 de março de 2013.



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