• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de eficiência nos portos brasileiros prejudica safra de grãos em MT


Quarta-feira, 6 de março de 2013 - 08h44

A superlotação nos principais portos brasileiros, que recebe a produção agrícola de Mato Grosso, pode prejudicar a comercialização da soja e o plantio do milho no estado. O porto de Santos, que em 2012 recebeu 6,3 milhões de toneladas de soja, sendo 59,0% do total exportado pelo estado, está com atraso nos embarques com mais de 30 dias.


De acordo com o analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha, a falta de eficiência dos portos brasileiros, principalmente os do Sul e Sudeste do país, pode resultar em prejuízos na safra agrícola em Mato Grosso. "A soja que está sendo retirada do campo deve já ser comercializada, o que não está ocorrendo porque o sistema de embarque nos portos é lento".


Além disso, ele destaca que o plantio do milho, em decorrência ao término da safra da soja, pode sofrer perdas devido o atraso na entrega dos insumos. Conforme ele, a situação nos portos do norte do Brasil é menos preocupante, com atraso na entrega de até 10 dias.


Com o problema no escoamento da produção, os produtores devem desembolsar mais com a logística de transporte das mercadorias. De acordo com Noronha, o aumento no custo do frete passou a representar 22% do custo de produção - considerando que na safra anterior não passava de 20%.


Fonte: Canal do Produtor. Pela Redação. 5 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja