• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços de soja e milho caem menos


Quarta-feira, 6 de março de 2013 - 08h42

Os preços externos das commodities mantiveram tendência de queda no mês passado, em relação a igual período do ano passado, o que vem reduzindo o saldo da balança comercial.


Os principais problemas ocorreram no setor de minério de ferro, com queda no volume e nas receitas. O minério, principal produto da pauta brasileira de exportação no mês passado, caiu 3% em receitas e 9% em volume.


No setor agrícola, a tendência também foi de queda, mas abaixo do esperado. O setor externo ainda não acredita muito na supersafra mundial de grãos para este ano.


Soja e milho mantêm preços acima dos do início de 2012 devido às incertezas em relação ao clima.


A soja, o quinto na lista das exportações neste período do ano (a importância crescerá a partir de agora), teve queda no volume e nas receitas, mas os preços médios do produto estão 18,0% acima dos de igual período de 2012.


O açúcar bruto, outro item importante da balança comercial brasileira, está com queda de 17% nos preços, menor, no entanto, do que os 30,0% do suco de laranja, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).


As carnes têm situação melhor. A de frango e suína tiveram preços 13,0% e 3,0% superiores no mês passado do que em 2012. A bovina caiu 6,0%.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 5 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja