• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tocantins busca tecnologia para ampliar produção


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 15h37

No Tocantins, a produção cresce sem o respaldo da pesquisa. Ao visitar os principais polos agrícolas do estado na última semana, a Expedição Safra Gazeta do Povo constatou que, ao contrário do que ocorre no sul e em parte do centro-oeste, os produtores ainda não conseguem fazer duas safras por ano, por falta de sementes apropriadas. Ou seja, a colheita fica cada vez mais volumosa e concentrada no verão.


"Os produtores estão carentes de novos materiais. Até pouco tempo atrás, tínhamos de 15 a 20 tipos de sementes em experimento no campo. Hoje, o número está restrito a seis", revela o agrônomo Edimar Virgílio de Paiva, consultor técnicos com atuação no Tocantins e Pará. Das seis variedades mais usadas, apenas uma é convencional, conforme Paiva. A tecnologia livre de transgenia se sustenta no potencial de expansão das lavouras. "Em áreas novas, é recomendado usar convencional no primeiro ano", explica.


Tocantins é hoje um dos estados com maior disponibilidade de terras agricultáveis no Norte brasileiro. Com 1,3 milhão de hectares plantados, tem condições de ampliar o cultivo para 3 milhões de hectares nos próximos anos, conforme projeções oficiais.


O agricultor paranaense Cornélio Dijkstra, que migrou para o município de Cariri (Sul do Tocantins) há sete anos, tem ampliado suas apostas na soja e no desenvolvimento sustentável da atividade. Na última safra, ele dedicou parte de área para testar novas tecnologias e, na semana passada, abriu as porteiras para mostrar a mais de 120 agricultores vizinhos os resultados dos experimentos.


A fazenda Renascer foi ponto de parada da terceira etapa do Rally Ceagro / Expedição Safra, um dia de campo voltado a troca de informações e de experiências. "O setor precisa renovar os materiais mais produtivos para o Tocantins. A região se assemelha à Bahia, Mato Grosso e Maranhão, mas temos um clima diferente", compara. Depois de receber o evento técnico, Dijkstra diz que pretende colocar os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) dentro de sua fazenda para estudar novas tecnologias.


A visão e iniciativa do produtor se refletem na lavoura. Apesar dos altos e baixos do clima, o paranaense está prestes a retirar do campo uma produção superior à do ano passado. Pretende colher entre 56 sacas e 58 sacas de soja por hectare nesta temporada, contra média de 46 sacas no ciclo anterior. "E acho que a gente pode passar das 70 sacas facilmente", afirma ele, que ampliou de 730 hectares para 850 hectares o terreno destinado à soja nesta safra.


Fonte: Suino.com. Pela Redação. 26 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja