• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Circuito Feicorte NFT 2013 apresenta prévia da programação da etapa Cuiabá


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 15h36

A primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2013 será realizada em Cuiabá (MT), nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Exposições Pantanal. O tema "A eficiência na produção e na comercialização da carne" será discutido em dois dias de workshops, com a participação de importantes nomes da pecuária nacional. Além das palestras, painéis e debates, o evento terá uma feira de negócios com as principais empresas do setor e o Leilão Virtual Circuito Feicorte & Expoinel MT, no dia 10 de março, às 14h, no Tatersal do Parque de Exposições, durante a Expoinel MT.


Uma prévia da programação foi apresentada em São Paulo no dia 26 de fevereiro, com a participação de diversos palestrantes da etapa Cuiabá. "A pecuária vislumbra grandes interrogações para este ano e acreditamos que a realização de um evento como o Circuito Feicorte dará uma grande contribuição técnica e produtiva para este ano que é um grande desafio para a atividade", declarou o secretário adjunto de Políticas Agrícolas do Mato Grosso, Luiz Carlos Alécio, que participou do evento.


"A expectativa é grande para essa primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2013, pois a programação foi formatada em conjunto com produtores do estado para estimular discussões de questões vitais para o aprimoramento da atividade e para enfrentar os desafios que se impõem à pecuária matogrossense, que possui o maior rebanho bovino do Brasil", afirmou a gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio.


"A escolha dos palestrantes foi bastante criteriosa para abordar o maior número de aspectos que interferem na busca pela eficiência na produção e na comercialização. Queremos contribuir para ampliar a visão de cadeia produtiva e como o uso da tecnologia é vital para a competitividade da atividade pecuária", ressaltou o gestor da NFT Alliance, Alessandro Roppa, que compõe a comissão organizadora do evento.


"É com grande orgulho que recebemos o Circuito Feicorte em Cuiabá, uma excelente oportunidade de conhecer as principais tendências e tecnologias existentes na produção de proteína vermelha. Os temas abordados, as empresas participantes e os convidados estão em harmonia com o que há de mais moderno dentro da atividade, bem como também debatem os temas que atingem todos os integrantes da cadeia produtiva", pontuou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, entidade parceira na realização do Circuito Feicorte.


Prévia da programação


A programação do workshop terá início no dia 13 de março com a apresentação "Panorama mundial da produção de carne bovina" feita pelo coordenador de conteúdo do Circuito Feicorte, Luciano Roppa. Ele tratará das grandes transformações pelas quais deve passar a bovinocultura de corte nos próximos 10 anos, estabelecendo um comparativo com a avicultura e a suinocultura que estão mais avançadas na busca pela eficiência. "A palavra de ordem é produzir mais, melhor e com menos custos", afirma Roppa, que defende que há um grande espaço na pecuária na busca por uma rentabilidade melhor com margens condizentes, o que se traduz principalmente no aumento do número de animais criados por hectare. Considerando que mais de 50% das pastagens brasileiras estão degradadas, para que seja possível aumentar a taxa de lotação para obter mais eficiência na atividade, o uso da tecnologia é fundamental", ressalta.


As "Perspectivas da indústria de carne bovina brasileira" serão explanadas pelo Diretor-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Fernando Sampaio, que tratará dos desafios competitivos por parte da indústria e o mercado internacional de carnes.


Celso A.M.P. Affonso Filho, Gestor Regional do Agronegócio no Banco Original, tratará da "Influência do clima na pecuária", abordando o efeito das variações climáticas sobre as pastagens e as estratégias de manejo mais adequadas, além das medidas para minimizar os impactos do clima em cada etapa da pecuária (cria, recria e engorda).


"Bem-estar e Ética na produção de bovinos de corte", um assunto que está cada vez mais em pauta será abordado no Circuito Feicorte NFT por um dos maiores especialistas no Brasil: o professor da USP e Unesp, Mateus Paranhos, coordenador do Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, da Universidade Estadual de São Paulo - Jaboticabal, SP).


Reforçando a visão de cadeia produtiva, a "Produção da carne de qualidade sob a visão da indústria" será trazida pelo representante do Marfrig Club, Mauricio Manduca Ferreira, com os desafios de padronização e fluxo constante e ferramentas para conseguir essa qualidade. Na outra ponta, a "Produção da carne de qualidade sob a visão do restaurante" será apresentada pelo diretor executivo da franquia de restaurantes Vermelho Grill, Eduardo Fornari, que tratará da relação do restaurante com o frigorífico, o fortalecimento do produtor como parceiro, a busca pelo produto ideal e o melhor aproveitamento da carcaça, tendo em vista um consumidor cada vez mais exigente.


O consultor Ocimar de Camargo Vilela terá a missão de esclarecer mitos e verdades a respeito das qualidades da carne bovina, tendo como bagagem seus 27 anos de atuação no agronegócio, com foco especial nos últimos anos em meio ambiente, sustentabilidade e sistema de gestão ambiental e social.


Para finalizar o primeiro dia, o médico veterinário e diretor da Acrimat, Guilherme Nolasco apresenta o Projeto QUALITY, desenvolvido pela Associação para difundir o potencial genético do gado criado no Estado. "Com a realização de rankings nas cidades mato-grossenses será possível estimular o investimento em qualidade genética e consequentemente fomentar a comercialização de produtos de qualidade, valorizando o criador mato-grossense que para o melhoramento do seu rebanho dentro da propriedade", explica. A competição será voltada para animais conhecidos como crioulo, ou seja, que não sejam LA ou PO.


No segundo dia de evento (14/03), o primeiro assunto abordado será "A cria planejada - cruzamento dirigido", por Alexandre Zadra, que tratará da cria pelo foco da genética. Os participantes poderão conhecer as raças e suas limitações para a pecuária moderna, discutir o porquê de realizar cruzamento se o Nelore está tão bom e receberão orientações de como planejar o cruzamento conforme clima, manejo, raças das matrizes e taxa de reposição.


Em seguida, o Gerente Técnico - Unidade Zilmax da MSD Saúde Animal, Rodrigo S. Goulart apresentará a tecnologia Beta-agonista que traz melhorias no desempenho animal de forma sustentável em confinamento. "Diante das perspectivas de aumento da população global, espera-se que a produção animal eleve os índices de produtividade sem elevar os gastos com recursos ambientais, como água, energia e áreas de terra. A elevação dos índices de produtividade, como o crescimento das taxas de ganho de peso diário, peso de carcaça, juntamente com o menor gasto com recursos ambientais torna-se o sistema de produção enormemente sustentável. Nesse cenário, tecnologias utilizadas em confinamento como os beta-agonistas apresentam estas características", adianta Gourlart. Serão mostrados exemplos de sucesso e resultados científicos do uso dessa tecnologia no Brasil e no mundo.


Adilson P. A. Aguiar, da Consupec, explanará sobre "Como os índices zootécnicos influenciam no resultado financeiro da propriedade", reforçando a importância dos índices como balizadores das análises de eficiência da atividade e das tomadas de decisão. "As culturas de grãos, frutas, reflorestamentos, produção de látex, de açúcar e de biocombustíveis têm seus índices técnicos e econômicos e são usados pelos agentes envolvidos nas mesmas, tais como produtores, técnicos, consultores e agroindustriais. A pecuária também tem seus índices técnicos e econômicos, entretanto, são pouco monitorados, registrados e analisados, em particular os econômicos", explica. Segundo ele, cada vez mais os agentes que trabalham na pecuária precisarão estabelecer índices técnicos e econômicos que reflitam a adoção de diferentes técnicas e tecnologias na atividade, e identificar aquelas que colocam a atividade em um patamar de competitividade igual ou superior ao de outras atividades. "Apresentarei índices técnicos nas fases de cria (taxa de prenhes, taxa de perdas durante a gestação, taxa de nascimento, taxa de mortalidade do nascimento à desmama, taxa de desmama, peso à desmama etc), recria (ganho de peso pós desmama, idade à primeira concepção, idade ao primeiro parto etc) e de engorda (idade e peso ao abate, rendimento de carcaça etc), produtividade de carne por área e como estes índices impactam os resultados econômicos das propriedades (custos do bezerro (a) desmamado e da novilha ao primeiro parto, custo da arroba engordada, receitas, margens de lucro, lucratividade, retorno econômico etc)".


Na sequência, o Gerente Técnico Global de Bovinos de Corte da Nutron Alimentos, Pedro Veiga apresentará "Planos nutricionais durante a cria e recria e seu impacto na fase de terminação". Ele falará de como a nutrição antes da entrada no confinamento influencia o desempenho e a eficiência dos animais confinados. "Abordarei desde a nutrição da vaca, já que tem grande influência sobre a formação do bezerro ainda na fase pré-natal, até a nutrição do bezerro e do garrote durante a recria e como diferentes planos nutricionais nessa fase afetam o que acontece com o boi no confinamento. Falarei também sobre ganho compensatório, ganho de carcaça, eficiência de crescimento, enfim, uma abordagem de toda a vida do animal até entrar no confinamento", adianta Veiga.


Após o almoço, os trabalhos retornam com a apresentação do consultor José Renato S. Gonçalves sobre "Eficiência produtiva e econômica na produção das pastagens para bovinos de corte".


O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, lança em primeira mão no evento o Programa "Na Medida" - O abate do pasto ao frigorífico, uma novidade que despertará grande interesse do público. Na sequência serão discutidas as implicações práticas da aprovação do Código Florestal.


Patrocinadores


A etapa Cuiabá do Circuito Feicorte NFT 2013 tem o patrocínio Master da Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original e DOW. Os patrocinadores Gold são: Minerva Foods, Vetoquinol Fagra, Ouro Fino, Estância Celeiro, Prodap, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Bellman, Associação Brasileira de Angus; e os patrocinadores Silver, Philbro, Rocha Irrigações, Novanis, CRI Genética, Casale, Real H, Alltech e CRV Lagoa.


Inscrições


Para participar do workshop do Circuito Feicorte NFT, a inscrição custa R$200,00 (inteira) e R$100 (meia). Para visitar a feira a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte


Sobre o Circuito Feicorte NFT


O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne anualmente em São Paulo) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal) para levar conhecimento e discussões a importantes praças pecuárias brasileiras.


Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.


Além de Cuiabá, a edição de 2013 do Circuito passará pelas cidades de Palmas (TO) em maio, Campo Grande (MS) em 30 e 31 de julho, Ji-Paraná (RO) de 3 a 4 de outubro e Paragominas (PA) nos dias 07 e 08 de novembro.


27 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja