• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Excesso de estoque deve derrubar preço do arroz no mercado global


Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 08h32

O preço do arroz tende a continuar caindo, ao contrário de outros alimentos básicos como trigo e soja. Isto porque os estoques de arroz dos maiores exportadores do mundo devem alcançar níveis recordes neste ano, com colheitas abundantes e redução da demanda dos mercados importadores. A avaliação é do Conselho Internacional de Grãos (IGC, sigla em inglês) e foi divulgada segunda-feira (25).


Os estoques de arroz na Índia, Vietnã, Paquistão, Tailândia e EUA vão subir 3,8% para 38,2 milhões de toneladas 2012/13, diz o relatório. Esses países são responsáveis por mais de 80,0% do comércio global de arroz.


A Tailândia, por exemplo, que foi por muito tempo o maior exportador global, mas caiu para o terceiro lugar em 2012, sofre com uma política governamental de compra de arroz dos agricultores por preços acima do mercado para aumentar a renda rural. O governo local também tem uma política de retenção de estoques, que prejudica o papel do país no cenário global.


Segundo o IGC, a Tailândia tem 15 milhões de toneladas de arroz em estoque. "A menos que o governo tailandês venda arroz para exportadores bem abaixo do seu preço de compra, ele não será capaz de reduzir seu estoque", disse Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação dos Exportadores de Arroz tailandês à Dow Jones Newswires.


O excesso de arroz no mercado internacional acontece no mesmo momento em que a produção de milho, trigo e soja foi reduzida na América do Sul, EUA, Rússia, Ucrânia e Austrália por conta de problemas climáticos. A Índia também tem enormes estoques de arroz, devido ao uso de sementes de melhor qualidade que aumentaram a produção, aumento da área de cultivo e controle de estoques pelo governo.


Segundo o IGC, o comércio global de arroz é de apenas 25,0% dos volumes de trigo ou um pouco mais de terço do volume de soja. Isso porque os governos exercem um controle rigoroso de preços e um controle de estoques, principalmente nos países onde o arroz é produzido. Do lado das importações, há incertezas sobre grandes compradores como o Irã, que vêm sofrendo com sanções financeiras. O IGC espera que o volume de comércio mundial de arroz em 2013 caia 5,0%, para 36,5 milhões de toneladas, devido ao enfraquecimento da demanda dos principais compradores, China, Nigéria e Indonésia.


Fonte: Valor econômico. Com informações de Dow Jones Newswires. 25 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja