• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra recorde não deve reduzir custos


Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 - 17h59

A previsão de uma safra excepcional de grãos em 2013 não deve garantir diminuição de custos aos confinadores. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na primeira quinzena deste mês indicam safra recorde de soja e de milho, os principais componentes da alimentação dos animais neste sistema.


A safra de soja deverá atingir 82,9 milhões de toneladas, incremento de 26,3% em relação a 2012. Já a safra de milho deve alcançar a marca de 74,2 milhões de toneladas, aumento de 3,8% em relação à produção de 2012. Os grãos representam 80% dos gastos com confinamento.


"Se a previsão de safra se confirmar, o cenário melhora, mas por enquanto não muda a projeção de confinamento para 2013, porque a memória dos prejuízos do ano passado ainda está evidente. Será um ano de ajustes", afirma Alcides de Moura Torres Junior, sócio diretor da Scot Consultoria. Além disso, outros aspectos, como o preço da arroba do boi gordo e do boi magro, determinam a margem do pecuarista.


Segundo o gerente executivo da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Bruno de Andrade, apesar da boa colheita neste ano, grande parte da produção já está vendida, inclusive para grandes exportadores, o que não alterará drasticamente o preço dos cereais para o confinador.


Entretanto, o diretor técnico da Coan Consultoria, Rogério Coan, crê em aumento da intenção de confinamento para os pequenos e médios confinadores, que utilizam o modelo como ferramenta estratégica na seca. "Não acredito em retração da atividade em 2013 devido a todos os meus clientes de pequeno e médio porte planejarem aumentar a quantidade de cabeças neste ano", argumenta.


Segundo ele, o mercado de boi magro em MT, MS e GO está com preços pressionados devido ao recuo no volume de pastagem decorrente da escassez de chuvas, o que pode viabilizar o confinamento para mais pecuaristas.


Fonte: Portal DBO. Por Ivan Azevedo. 18 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja