• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rússia avaliará frigoríficos de estados com restrições


Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 - 08h33

Representantes da Rússia iniciarão a partir da próxima semana inspeções em unidades produtoras dos três Estados brasileiros que ainda enfrentam restrições para exportação de carnes ao mercado russo, disse nesta quarta-feira uma fonte do governo que participou de reunião no Itamaraty.


O Ministério da Agricultura anunciou no final de novembro a suspensão do embargo aos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, mas Moscou ainda manteve algumas restrições.


Representantes do setor argumentam que, na prática, o embargo não foi suspenso, uma vez que Moscou ainda não habilitou novas plantas nesses estados para exportar ao mercado russo desde então.


A Rússia é o principal destino das exportações brasileiras de carne.


Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, representantes dos dois países devem voltar a discutir o assunto carnes em nova reunião na quinta-feira (21).


A indústria de carne suína foi a mais afetada pelas restrições russas, mas o setor viu as vendas melhorarem a partir do segundo semestre de 2012, com a habilitação de novas plantas em outros estados não embargados.


Em janeiro, a Rússia alcançou um fatia de 29% das vendas totais de carne suína do Brasil, com 11,9 mil toneladas, um crescimento de 454% ante janeiro de 2012, que foi de 2,1 toneladas.


"O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, teve seguidas reuniões essa semana com as autoridades dessa área com resultados extremamente favoráveis", disse o vice-presidente da República, Michel Temer, a jornalistas após a assinatura de acordos com representantes russos.


Fonte: Reuters. Por Ana Flor. 20 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja