• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rondônia avança no ranking de exportação


Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 - 14h48

O volume de carne bovina embarcado por Rondônia em 2012 quase dobrou na comparação com o desempenho do ano anterior. De acordo com a Scot Consultoria, com base em dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), entre janeiro e dezembro do ano passado foram embarcadas 103,93 mil toneladas em equivalente carcaça (tec) de carne bovina, 93,4% mais que as 53,73 mil tec de 2011.


No total do ano passado a receita obtida foi US$350 milhões, crescimento de 88,7% ante 2011, quando o valor obtido foi de U$S185,7 milhões. "No ano passado o Brasil registrou bons resultados na exportação de carne bovina e Rondônia acompanhou o movimento", explicou Douglas Coelho, analista da Scot.


Os embarques de carne bovina foram fundamentais para o recorde histórico em exportações alcançado por Rondônia. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) o estado registrou um volume próximo de R$1,6 bilhão, resultado 62% superior ao ano de 2011.


Perfil exportador


A maior participação de frigoríficos exportadores também explica o avanço de Rondônia na pauta exportadora. Somente no ano passado 1,8 milhão de abates foram realizados em 16 plantas ativas homologadas pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal) e 65.323 em estabelecimentos com SIE (Serviço de Inspeção Estadual). "No total, são 11 frigoríficos exportadores", afirma Tony Tenório, fiscal do Idaron.


Rondônia possui um rebanho superior a 12 milhões de cabeças e passou a exportar a produção bovina em 2003 - quando alcançou o status de livre de aftosa com vacinação. O estado é o único do norte do país a integrar o ranking dos cinco maiores exportadores, atrás do Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e São Paulo.


Fonte: Portal DBO. Por Suzana Inhesta. 15 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja