• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Porto de Paranaguá adota medidas para agilizar embarque de grãos


Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 08h50

Para tentar evitar filas de caminhões no Porto de Paranaguá durante a colheita de verão, o governo do Paraná anunciou medidas para o Programa Safra, criado para agilizar os embarques de grãos. A administração do terminal fez modificações operacionais para dar maior fluidez ao recebimento da produção, que pode ser recorde, e implantou ações para sincronizar o trabalho de todos os segmentos envolvidos.


Foram criadas novas rotas de acesso aos terminais de grãos, com a definição de caminhos alternativos para cada área de descarga. Somente serão programados para descarga caminhões que tiverem sido cadastrados no sistema Carga Online. A orientação é para que os caminhões façam o cadastro antes de sair de sua origem, para que a administração do porto tenha um planejamento do que será descarregado.


Para orientar caminhoneiros e operadores sobre as regras de recebimento das cargas serão instaladas placas de sinalização na cidade e distribuídos informativos nas praças de pedágio e no pátio de triagem, com rotas de acesso aos terminais. Junto com as medidas, o governador Beto Richa (PSDB) informou que, nos próximos dois anos, vai investir R$1,6 bilhão para melhorar a infraestrutura dos portos paranaenses.


A estimativa da safra 2013 é de cerca de 22 milhões de toneladas de grãos, 23% maior que a do ano passado. A movimentação de grãos por Paranaguá deve chegar a 19,8 milhões de toneladas, volume 24% superior ao registrado em 2012. Segundo a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), durante a safra de grãos cerca de 2 mil caminhões chegam diariamente ao Porto de Paranaguá.


Fonte: Valor Econômico. Por Marli Lima. 4 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja