• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com reformas em andamento, frigorífico da Aurora deve ser reaberto no próximo ano em Joaçaba (SC)


Terça-feira, 29 de janeiro de 2013 - 08h33

Quase quatro anos após o fechamento do frigorífico da Aurora em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, o estado garantiu R$8 milhões para a perfuração de poços profundos que devem dobrar a oferta de água potável a construção de uma tubulação para o despejo dos efluentes tratados no Rio Caraguatá. As obras começam em março e devem permitir a retomada das atividades na unidade.


A reabertura do frigorífico deve gerar 800 empregos diretos e 2,4 mil indiretos. Isso significa quatro vezes mais postos de trabalho do que quando a unidade fechou, em 2009. A promessa da empresa, que já está reformando a unidade, é de que tudo volte a funcionar no início do ano que vem.


A capacidade de abate no local também deve dobrar e chegar a dois mil suínos por dia. Segundo o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, os investimentos na construção dos poços e canalização dos efluentes são o último passo para atender as exigências da empresa, que promete instalar na cidade um frigorífico modelo para o país, no que diz respeito às regras de exportação da carne suína.


"Existe uma logística programada para que a unidade esteja funcionando já no começo de 2014. Toda a cadeia econômica da região será beneficiada com a reabertura do frigorífico", salienta Laske.


Além dos investimentos do governo e da prefeitura, a Coopercentral Aurora Alimentos também está investindo R$60 milhões na unidade, inaugurada em 2002, que teve suas atividades paralisadas sete anos depois em consequência da crise financeira internacional.


O dinheiro da empresa está sendo empregado na construção de sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo, túnel estático de congelamento, além de alteração de layout interno de vários setores. O sistema de tratamento de efluentes será aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.


O presidente da Aurora, Mário Lanznaster, disse que no campo a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à empresa.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 28 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja