• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de soja e milho pode ser taxada por governo


Terça-feira, 29 de janeiro de 2013 - 08h29

O governo estuda taxar a exportação de soja e milho, afirma o diretor da consultoria Global Advisory Network, Miguel Daoud. A medida teria efeito sobre os custos de produção de alimentos, que lideram a alta da inflação.


Cotados a patamares recordes no mercado global, os grãos provocaram crise, ao encarecer a ração animal, no mercado de aves e suínos. Esse aumento foi repassado ao varejo, onde a carne de frango ficou até 45% mais cara.


Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - indicador oficial da inflação - registrou elevação de 5,6% em 2012. "O governo estuda como tributar as exportações de soja e milho para forçar a queda de preços no mercado interno", afirmou Daoud ao DCI.


Segundo o consultor, o mercado financeiro projeta inflação de até 7,5% na negociação de contratos futuros. O Banco Central já confirmou tendência de alta para 2013. "O que está ruim no país é a expectativa de inflação. Por isso, a medida [taxa sobre grãos] poderá ser aplicada", reforçou Daoud.


A cobrança de impostos sobre embarques de soja e milho ao exterior vem sendo cogitada desde o ano passado, ao mesmo tempo em que os grãos batiam sucessivos recordes de preço na Bolsa de Chicago, segundo fontes do mercado pecuarista.


O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, diz que houve pressão da indústria de aves para que a entidade se posicionasse a favor da tributação do milho. Em função do cereal, os custos de produção do segmento subiram 48% em 2012, calcula o representante.


"Fomos assediados para pedir a taxação ao governo. Mas essa é uma via protecionista. Embora o país tenha de exportar produtos com maior valor agregado, o discurso oficial sempre foi contra o protecionismo", disse Turra.


Fonte: Sociedade Rural Brasileira. Pela Redação. 28 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja