• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil e UE formam grupo de trabalho em bem-estar animal


Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 10h46

Brasil e União Europeia vão constituir grupo de trabalho para intercâmbio regular de informações e cooperação técnica para o bem-estar de animais de produção. A assinatura do acordo aconteceu nesta quinta-feira (24/1), durante a 6ª Cúpula Brasil-União Europeia, no Palácio do Planalto.


Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Célio Porto, os técnicos brasileiros terão oportunidade de trocar experiências com profissionais especializados no tema. "Na União Europeia estão os mais avançados na área", disse.


O bem-estar de animais de produção se refere aos cuidados que devem ser tomados com os animais, desde o nascimento até o momento do abate. De acordo com o MAPA, o manejo inadequado, além de causar estresse e sofrimento desnecessário, afeta diretamente a qualidade da carne em fatores como cor, pH, consistência e tempo de prateleira, entre outros.


Porto destacou ainda, que o Brasil ainda tem "duas pendências" com a União Europeia em relação às exportações de carne bovina. A primeira trata da exigência de certificação individual de propriedades, que não é cobrada de outros países. "Não tem fundamentação científica", argumentou o secretário.


O secretario do MAPA disse que o número de propriedades credenciadas para exportar carne bovina para a União Europeia caiu de 12 mil para cerca de 3 mil após a exigência da certificação.


A outra pendência, de acordo com Porto, está relacionada à cota de exportação de cortes nobres, que o Brasil não consegue atingir nem 10% devido à exigência de que o gado seja alimentado 100% por pastagem.


Fonte: Sou Agro. Pela redação. 24 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja