• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Projeto estuda potencial do sorgo para produção de etanol


Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 - 08h29

A CanaVialis, braço de melhoramento e tecnologias em cana-de-açúcar da Monsanto, lançou nesta quarta-feira (23/1), em parceria com a Case IH e a Novozymes, projeto voltado à demonstração do potencial de produção comercial do sorgo sacarino.


A proposta da cultura do sorgo não é competir com a cana-de-açúcar para a produção de etanol, mas ser uma opção alternativa e viável, plantada como rotação de culturas nas áreas de reforma de cana em outubro e novembro, para colheita em março e abril.


Essa cultura tem potencial para produzir acima de 2,5 mil litros por hectare num período onde não há cana disponível, gerando, assim, um fluxo de caixa adicional, além de diluir os custos fixos das usinas produtoras de etanol.


"Dessa maneira, é possível um melhor aproveitamento do parque industrial no ano, produção de etanol em um período de baixos estoques e ainda possibilitar ganhos de produtividade na própria produção de cana-de-açúcar ao proporcionar sua colheita em um período mais favorável", afirma José Carlos Carramate, líder de Negócios de Cana da Monsanto.


Para viabilizar o projeto, foram instalados cinco campos demonstrativos, com cerca de 20 hectares cada, nas usinas CleÁlcool (Clementina / SP), Raízen Bom Retiro (Piracicaba / SP), V.O. (Catanduva/ SP), Raízen Junqueira (Igarapava / SP) e Boa Vista (Quirinópolis / GO), unidade que pertence à Nova Fronteira Bioenergia, empresa que é uma joint-venture entre o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 23 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja