• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção sobe em janeiro


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 10h37

O custo de produção na pecuária de corte começou o ano em alta na comparação com o desempenho de dezembro, conforme os cálculos da Scot Consultoria, No mês de janeiro, os valores subiram 3,4% para os sistemas de produção de baixa tecnologia e 1,3% para os mais tecnificados.


Comum para este período do ano, os gastos com funcionários aumentaram em razão do aumento do salário mínimo, que passou de R$622,00 para R$678,00, alta de 9% em janeiro sobre dezembro. Contudo, esse avanço deve se diluir ao longo dos próximos meses, uma vez que trata-se de um reajuste anual.


Os suplementos minerais subiram 2,6%, com maior impacto para as propriedades com menor tecnologia.


Por outro lado, itens que pesaram no bolso do produtor ao longo de 2012 recuaram no começo de janeiro. É o caso dos concentrados energéticos e proteicos, que caíram 0,3% e 2,6%, respectivamente. "O mercado para grãos já está mais tranquilo. Há perspectiva de recuperação na oferta e produção, o que tira a pressão sobre o preço em contraste com o ano passado", avalia Gustavo Aguiar, analista da Scot Consultoria.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área das culturas de soja e milho devem crescer 3% e 5,7% respectivamente nesta safra, enquanto a produção estimada é de 4,7% a mais no caso do milho 1º safra e 21,5% para a soja.


Fonte: Portal DBO. Pela Redação. 21 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja