• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Pepe se reúne com produtores de leite para avaliar importações


Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - 15h47

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, reuniu-se nesta quinta-feira (17/1), com representantes de produtores nacionais de leite para avaliar a evolução das importações de leite em pó. Durante o encontro, o ministro acolheu as demandas do setor, que ressaltou a preocupação com o crescimento da presença uruguaia no mercado nacional, que hoje responde por 1,5% do leite em pó no Brasil.


De acordo com representantes do setor lácteo, as cooperativas brasileiras são responsáveis por movimentar 40% da produção nacional de leite. Aproximadamente 70% dessas cooperativas se enquadram no perfil da agricultura familiar. "O peso da cadeia produtiva do leite é muito grande para o nosso público", avaliou o ministro. "Temos a preocupação de que a agricultura familiar esteja sempre qualificada para se manter nesse mercado", pontuou.


Preço


Outro ponto discutido durante a reunião foi a renovação do acordo feito com a Argentina sobre o comércio de leite em pó entre os dois países. O documento delimita importações dos produtos argentinos e controla preços, evitando um crescimento que prejudique produtores nacionais.


Também foi lembrada a ação de defesa comercial unilateral (antidumping) em relação a Nova Zelândia e países da União Europeia. A representação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) permitiu a redução das importações de leite em pó desses países e a maior participação de comércio com parceiros do Mercosul, como Argentina e Uruguai. Para o ministro, a troca foi benéfica. "Foi uma mudança positiva para nos aproximarmos de parceiros regionais", afirmou. A manutenção dos acordos será votada no dia 5 de fevereiro na reunião do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário. Pela Redação. 17 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja