• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontrados 13 focos da ferrugem asiática nas lavouras de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - 08h33

Em Mato Grosso foram registradas 13 focos da ferrugem asiática nas lavouras de soja na safra 12/13. Os últimos dados divulgados pelo Consórcio Antiferrugem, até a quinta-feira (17/1), apontam que os municípios de Primavera do Leste e Campo Verde, respectivamente distantes a 239 e 139 quilômetros de Cuiabá, lideram em número de casos, cada cidade com três focos registrados.


O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wanderlei Guerra, explica que apesar do risco, a maioria dos produtores fizeram a aplicação correta do fungicida. No entanto, ele alerta que o monitoramento deve ser frequente, principalmente no período em que os produtores se preparam para colher a soja de ciclo tardio.


Mato Grosso é o terceiro estado em número de focos da ferrugem asiática. O Paraná lidera com 39 casos encontrados nas lavouras de soja, segundo pelo Rio Grande do Sul, com 27 focos observados. No total, foram registrados 94 ocorrências somente na safra 12/13. Na safra passada eram 265 casos da doença. Desses, 108 foram encontrados em Goiás, 88 em Mato Grosso, 20 no Paraná e 15 focos em Mato Grosso do Sul.


Fonte: Canal do Produtor. Pela Redação. 18 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja