• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Evento inédito prepara mercado para receber o melhor da pecuária de corte


Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 - 08h57

No dia 26 de janeiro, o Condomínio Nova Esperança (CNE) prepara o 1° Shopping de Animais da raça Senepol, marcado para acontecer das 10h às 18h, no Tatersal de Elite do Sindicato Rural de Uberlândia - Camaru. Destaque para os bovinos que vem conquistando o mercado da pecuária de corte reunindo cada vez mais amantes da raça.


Em oferta, o CNE disponibilizará 30 touros com testes andrológicos comprovados e 10 doadoras de destaque. Além das comercializações haverá um circuito de palestras voltadas para a qualidade da carne e o potencial reprodutivo dos animais.


Segundo Alexandre Guimarães, um dos empresários que compõe o CNE, "a expectativa do Shopping de Animais é de se tornar uma data estabelecida no calendário dos pecuaristas de Uberlândia e região ofertando touros selecionados, ressaltando a produtividade e adaptação destes bovinos. A ideia é que o shopping seja percebido como a melhor oportunidade de se comprar volume X qualidade em um só local e com toda comodidade".


A carne tratada com excelência


Com características expressivas, o bovino Senepol vem se destacando no mercado da pecuária de corte por impor uma carne mais saborosa e que corresponde a um menor custo para o produtor.


Segundo o gerente do Frigorífico Real, Fábio Alexandre dos Santos, "para uma peça ser de qualidade ela precisa apresentar uma boa aceitação visual, atributo degustativo e propriedade nutricional. Além disso, a carne deve estar isenta de contaminantes químicos, como pesticidas e ser segura sobre os aspectos higiênico-sanitários".


Elementos essenciais para a carne boa


Cor vermelha de carne fresca (Nem muito escura nem muito clara - pH da carne; Valor L (Luminosidade medida com colorímetro);


Capinha de gordura - ela não pode ser muito macia (A gordura é relacionada à espécie, idade, fatores genéticos, tipo de manejo, estado de nutrição e tipo de corte do animal;


Fácil de cortar com faca e grau de marmorização da carne fresca - A maciez da carne bovina é definida através da proporção do tecido conectivo existente no músculo. O rigor mortis também influência a maciez, pois logo após o abate a carne é tenra e com o passar do tempo torna-se mais macia. Isso acontece devido aos processos bioquímicos e enzimáticos decorrentes no tecido muscular no período pós-morte. Este processo é considerado amaciamento natural da carne;


A suculência é outro fator relacionado com a palatabilidade da carne. Ela depende da quantidade de água retirada da carne quando está crua, durante a industrialização ou preparo para o consumo. A suculência também se relaciona com a distribuição de gordura da carne.


Santos acrescenta que animais com musculatura bem desenvolvida, que para o corte apresentam uma textura fina e homogênea, ligeiramente marmorizada para garantir um paladar desejável, músculos de coloração vermelho vivo, e a gordura clara, são os mais desejáveis. Para manter resultados satisfatórios, os frigoríficos iniciaram os trabalhos com cruzamentos industriais.


Cruzamentos industriais


A razão para se fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade (renda líquida), através do aumento da produtividade (eficiência de produção).


O Cruzamento Industrial tem como principal finalidade explorar as vantagens observadas nos animais nascidos do acasalamento de duas ou mais raças que possam representar produtos mais adequados à produção de carne. Através deste processo é possível obter ganhos com a heterose, que propícia a maior precocidade aos animais e maior taxa de ganho de peso, além da oportunidade de produzir filhos mais resistentes às condições climáticas, através do uso da genética dos zebuínos. (A heterose acontece quando cruzamos duas raças distintas e de origens distantes como taurinos X zebuínos).


No caso do Senepol, a alternativa em usá-lo nos cruzamentos é altamente rentável para investidores. Devido à eficiência do touro a campo e os altos índices de prenhezes alcançados, passando pela desmama mais pesada e invariável, gerando animais mais produtivos com machos de terminação precoce e fêmeas férteis. A carcaça é uniforme e as peças são padronizadas. Além dessas características, a raça apresenta docilidade, o caráter mocho, pelo zero, aumento de peso e antecipação para abate.


Importância do teste andrológico


Com grandes saltos no desenvolvimento das biotecnologias, a formação de bovinos necessita cada vez mais da demonstração de resultados que culminem em um gado com genética superior e com garantias de produção. Criadores de todo mundo procuram por animais comprovados e, no caso da pecuária de corte, aumento no peso do animal.


Para as questões ligadas à reprodução existem os testes andrológicos, que medem a capacidade de êxito animal na atividade de cobrir a fêmea. A avaliação por mais simples que pareça é na verdade uma ferramenta com diversas etapas, que mensura a parte física e psicológica do animal a partir de classificações. No tocante a libido sexual, os veterinários criaram uma tabela, de 0 a 10, demonstrando o comportamento do macho com uma fêmea em estro.


De acordo com o médico veterinário e também proprietário da RS Consultoria, "a avaliação da fertilidade de machos bovinos é de extrema importância em qualquer região de nosso país. Contamos com um rebanho bovino que ultrapassa 200 milhões de animais. Do total de fêmeas desta espécie, menos de 7% são servidas por inseminação artificial, o restante é coberto por touros, dos quais uma parcela inferior a 10% é rotineiramente avaliada quanto à fertilidade. Um macho infértil é algumas dezenas de vezes mais deletério à performance reprodutiva do plantel que uma fêmea, devido ao número de fêmeas geralmente cobertas por cada touro. Quando tal raciocínio é compreendido, nota-se a importância da avaliação andrológica dos animais".


No Senepol, tais testes apontaram que estes animais conseguem sobrepor outros no tocante à genética dominante e a capacidade de completar o ato de monta. A partir disso, a expectativa sobre a raça aumenta à medida que o mesmo aponta vantagens para o criador, tal qual é vista tanto na economia por aumento acelerado de arroba e libido sexual em alta, com repasse de genética diferenciado para as progênies.


Serviço:


1º Shopping de Touros Senepol


Local: Tattersal de Elite Camaru - Parque de Exposições de Uberlândia


Horário: 10h às 18h


Oferta: 30 touros Senepol e 10 doadoras de alto valor genético.


Contatos:


Luiz Bernardes: (34) 9106-4646


Neto Finotti: (34) 9976-5841


Berrante Comunicação: (34) 3210-4050


Fonte: Berrante Comunicações. Pela Redação. 15 de janeiro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja