• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MSD decide fechar fábrica de vacinas contra aftosa no país


Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 08h47

A MSD Saúde Animal, braço veterinário da farmacêutica americana Merck, confirmou nesta segunda-feira (14/1) que vai fechar a fábrica de vacinas contra a febre aftosa localizada em Fortaleza (CE), conforme antecipou o Valor. A companhia permanecerá no mercado, mas a produção das vacinas será terceirizada para a brasileira Vallée.


De acordo com a MSD, a fábrica de Fortaleza encerrará todas as atividades até março deste ano. A produção efetiva, no entanto, está paralisada desde junho do ano passado por determinação do Ministério da Agricultura. Desde então, a empresa trabalha apenas com os estoques de vacina produzidos antes da paralisação.


A multinacional americana foi obrigada a suspender as atividades da fábrica cearense para se adequar às novas regras de biossegurança adotadas pelo Ministério da Agricultura em março de 2012. A unidade da empresa tinha problemas na chamada "área biocontida", responsável pelo processo de inativação do vírus - o antígeno do vírus é "morto", mas mantém a capacidade imunológica.


Após submeter o problema à direção global da companhia, a MSD decidiu não fazer as adequações. O Valor apurou que a empresa considerou muito alto os investimentos necessários para retomar a produção da fábrica. Por conta disso, a produção terceirizada se tornou a opção mais viável para a empresa. Até a paralisação, a empresa detinha a maior fábrica do gênero no país, com capacidade para produzir 140 milhões de doses por ano.


A estrutura do parque produtivo brasileiro também pesou na decisão da MSD. Com excesso de oferta de vacinas contra aftosa, algumas empresas chegaram a registrar quedas no faturamento com as vendas do produto em 2011. Essas vacinas representam cerca de um quinto do faturamento do setor de saúde animal no Brasil. A MSD fatura cerca de R$500 milhões por ano.


Ainda nesta segunda-feira (14/1), a multinacional americana também anunciou seu novo presidente no Brasil, o veterinário Edival Santos. O executivo substitui Vilson Simon, que foi para o cargo de liderança global de operações comerciais da MSD.


No comando da companhia no país, Santos terá o desafio de estruturar essa nova estratégia da companhia para a aftosa. O fim das atividades da empresa em Fortaleza também reduz o "tamanho" da MSD no Brasil. Agora, a companhia possui apenas uma fábrica de parasiticidas em Cruzeiro (SP), município localizado no Vale do Paraíba.


Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes. 15 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja