• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas podem atrapalhar colheita de soja em Mato Grosso


Terça-feira, 15 de janeiro de 2013 - 08h33

O fim de semana foi bastante chuvoso em Mato Grosso, o que pode trazer consequências negativas à colheita de soja no estado, de acordo com a Somar Meteorologia. No município de Água Boa, por exemplo, a média de precipitações de janeiro foi atingida já na metade do mês. O acumulado é de 315 milímetros (mm) este ano e apenas no fim de semana o volume chegou a 228 mm.


O avanço de uma frente fria, associada com a umidade da Amazônia, foi o responsável pelo retorno das chuvas de forma mais generalizada sobre as áreas produtoras de soja do Centro-Oeste, o que ajudou na recuperação da umidade do solo. Em Mato Grosso, os índices agora variam de 90% a 100%. Na semana passada, grande parte do estado estava com cerca de 60% de água disponível no solo.


As chuvas trouxeram alívio para muitos agricultores, pois o tempo seco era propício ao aparecimento de pragas, especialmente a lagarta. Mas, agora, a continuidade do tempo fechado pode atrapalhar o andamento da colheita no estado. Segundo o climatologista da Somar, Paulo Etchichury, a presença de uma frente fria mantém chuvas sobre o Centro-Oeste ao longo da semana.


Os acumulados mais altos devem ser observados entre o centro e o oeste de Mato Grosso, com volumes de até 100 mm. Na próxima semana, as chuvas generalizadas devem provocar acumulados entre 70 mm e 100 mm em todas as regiões. Os problemas com a colheita devem ser registrados no fim de janeiro, de acordo com a Somar, pois continua a chover e os volumes devem variar de 100 mm a 130 mm no leste do Estado.


Fonte: Valor Econômico. Por Mariana Caetano. 14 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja