• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas acima da média em janeiro beneficiam agricultura


Sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 - 08h33

Grandes volumes de chuvas são esperados para os próximos dias, permitindo que áreas do centro-sul do Brasil recebam chuvas acima da média histórica até o final de janeiro, o que beneficiará áreas de soja, milho, café e cana, afirmou a Somar Meteorologia nesta quinta-feira (10/1).


As precipitações vêm em boa hora também para os reservatórios de hidrelétricas, após um período de chuvas abaixo da média em dezembro na grande maioria das áreas, embora o benefício seja mais imediato para agricultura do que para o saneamento da atual crise energética, acrescentou a Somar.


"As chuvas vão ser generalizadas nos próximos dias até sábado", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos nesta quinta-feira (10/1).


Até sábado, os volumes de chuva podem superar 200 milímetros em algumas localidades de Minas Gerais, "o que pode trazer transtornos a estas regiões como transbordo de rios e queda de barreiras em estradas", disse a Somar em boletim climático para as áreas de café.


Algumas áreas de Minas Gerais, o principal produtor de café do país, estado também conhecido como "caixa dágua do Brasil" por abrigar nascentes de rios que abastecem importantes hidrelétricas, poderão receber nos próximos quatro dias chuvas suficientes para pelo menos igualar o volume da média histórica de janeiro.


"Janeiro provavelmente vai fechar com chuvas acima da média", disse, ressaltando a importância das precipitações para os cafezais do maior produtor global da commodity.


Para a região produtora de soja, a Somar também prevê volumes elevados: "em 5 dias, deve chover mais de 200 mm entre o Sudeste e Centro-Oeste", contra 299 milímetros da média histórica esperada para a região central de Mato Grosso, onde mais chove em janeiro, pelos dados meteorológicos.


"Para as lavouras é excelente, vai elevar o nível de umidade do solo, vai ter potencial para suprir toda a demanda da planta", comentou o agrometeorologista.


O Brasil prevê uma produção recorde de soja, o que permitiria ao país superar os Estados Unidos como o maior produtor global na temporada 2012/13. Alguns especialistas também acreditam em uma safra recorde de milho.


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 10 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja