• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuvas deve diminuir produção de soja em Mato Grosso do Sul


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 08h29

As chuvas irregulares registradas em Mato Grosso do Sul estão prejudicando o plantio de soja precoce feito pelos agricultores que pretendem instalar a lavoura de milho safrinha ainda no verão. As culturas, que levam de 110 a 120 dias entre a semeadura e a colheita, costumam sofrer mais com a falta de chuvas já que o ciclo é rápido e não há tempo para a recuperação das plantas.


Em Mato Grosso do Sul, as chuvas ficaram abaixo do esperado nos últimos três meses. A porção sul do estado é a mais atingida pelo tempo seco. De outubro a dezembro, o volume de chuva em Dourados (MS) foi de 345mm, sendo que a média no período é de cerca de 500mm. Agricultores da região já calculam as perdas. No início da safra, a expectativa era de colher 60 sacas de soja por hectare e, agora, os produtores esperam uma produção de cerca de 45 sacas por hectare.


Segundo a Somar Meteorologia, o tempo deve melhorar em Mato Grosso do Sul com a chegada de uma frente fria ao Sudeste que deve organizar a umidade também no Centro-Oeste. A partir desta quarta, dia 9, há potencial para chuvas fortes e temporais isolados. Na quinta e na sexta, o risco para temporais aumenta por conta da intensificação no canal de umidade sobre o Centro-Oeste. As chuvas mais intensas para o Mato Grosso do Sul devem acontecer em toda faixa leste do estado.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 8 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja