• Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Falta de chuvas deve diminuir produção de soja em Mato Grosso do Sul

Agricultores que inicialmente esperavam colher 60 sacas de soja por hectare já calculam produzir apenas 45 sacas por hectare.


As chuvas irregulares registradas em Mato Grosso do Sul estão prejudicando o plantio de soja precoce feito pelos agricultores que pretendem instalar a lavoura de milho safrinha ainda no verão. As culturas, que levam de 110 a 120 dias entre a semeadura e a colheita, costumam sofrer mais com a falta de chuvas já que o ciclo é rápido e não há tempo para a recuperação das plantas.

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas ficaram abaixo do esperado nos últimos três meses. A porção sul do estado é a mais atingida pelo tempo seco. De outubro a dezembro, o volume de chuva em Dourados (MS) foi de 345mm, sendo que a média no período é de cerca de 500mm. Agricultores da região já calculam as perdas. No início da safra, a expectativa era de colher 60 sacas de soja por hectare e, agora, os produtores esperam uma produção de cerca de 45 sacas por hectare.

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo deve melhorar em Mato Grosso do Sul com a chegada de uma frente fria ao Sudeste que deve organizar a umidade também no Centro-Oeste. A partir desta quarta, dia 9, há potencial para chuvas fortes e temporais isolados. Na quinta e na sexta, o risco para temporais aumenta por conta da intensificação no canal de umidade sobre o Centro-Oeste. As chuvas mais intensas para o Mato Grosso do Sul devem acontecer em toda faixa leste do estado.

Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 8 de janeiro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja