• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Líbano suspende importação de gado e carne bovina do Paraná após vaca louca


Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 - 08h25

A determinação se aplica para a importação de animais vivos e também da carne congelada.


De acordo com informações da Embaixada do Líbano no Brasil, o produto foi considerado "não aconselhável ao consumo". A suspensão é temporária e poderá ser revertida por meio de novo comunicado.


A embaixada destaca, entretanto, que essa restrição só será desfeita quando forem apresentados novos dados sobre as condições da carne produzida no Paraná e sobre o risco deste consumo.


O Ministério da Agricultura brasileiro informou que ainda não recebeu nenhuma notificação oficial do país. O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior defendeu que a carne brasileira passou por testes e que seu uso não oferece riscos à saúde humana.


Em 7 de dezembro, o governo brasileiro confirmou a ocorrência de um caso "não clássico" do mal de vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina, conhecida também como EEB) no Paraná.


No mesmo mês, autoridades do Ministério da Agricultura anunciaram que o governo brasileiro dará prazo até março aos países que embargaram as importações do produto, para que eliminem as medidas restritivas. Caso contrário, o Brasil registrará queixa na OMC (Organização Mundial do Comércio).


Até o fim do mês passado, Arábia Saudita, Africa do Sul, Japão e China haviam implementado proibições totais ou parciais sobre importações da carne brasileira.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Julia Borba. 2 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja