• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção de lácteos deverá recuar


Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 - 08h41

O preço do litro de leite, que se manteve em torno de R$0,80 para o produtor em 2012, tende a permanecer com o mesmo valor neste mês, de acordo com a maior parte dos laticínios e cooperativas consultados pelo Cepea/Esalq em dezembro - 52%, que respondem por 59% do volume de leite da amostra.


A previsão não é de todo ruim se levado em consideração o período de safra do segmento. Com as chuvas de janeiro, as pastagens costumam ser fartas e o capim apresenta maior qualidade nutricional.


Conforme a pesquisa, o alto custo de produção da atividade provocado pela estiagem prolongada e o aumento nos preços dos grãos durante 2012 vai arrefecer um pouco neste ano, com a entrada da nova safra de grãos que tende a baratear os preços da ração à base de soja e milho. Entretanto, o Cepea não deixa de indicar cautela sobre o peso dos custos trabalhistas, levando-se em consideração o aumento de 9% no salário mínimo, para R$678, exigindo mais planejamento dos produtores de leite.


No ano passado, o custo de produção, que foi 20% superior ao de 2011 por causa da alta dos preços dos grãos - afetou a rentabilidade da atividade leiteira e foi responsável pelos baixos investimentos e pela desistência de alguns pecuaristas no segmento.


Fonte: Valor Econômico. Por Janice Kiss. 2 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja