• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores norte-americanos diversificam atuação para superar baixa demanda por etanol


Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 - 08h43

Produtores de etanol dos Estados Unidos estão ampliando o leque de atuação como forma de superar a demanda enfraquecida pelo biocombustível e, consequentemente, continuar ganhando dinheiro. Segundo reportagem do Wall Street Journal, diversas empresas vêm utilizando o milho também na fabricação de revestimentos industriais e em rações para peixes. No país, o etanol é feito, principalmente, a partir do grão.


Um exemplo é a Poet LLC. Segunda maior produtora de etanol dos EUA por capacidade de produção, atrás apenas da Archer Daniels Midland (ADM), a empresa criou uma fibra a partir do milho que poderá ser usada em barras de cereais. Essa fibra já era produzida pela companhia, mas apenas para uso em ração animal. Agora, a Poet desenvolveu um método de purificação, deixando-a disponível para consumo humano - algo que tende a ser bem mais lucrativo. Além disso, a indústria extrai uma proteína do grão chamada zeína e que é usada em adesivos, embalagens industriais e revestimentos.


A Green Plains Renewable Energy captura o gás carbônico liberado durante a fermentação do etanol e o aplica no cultivo de algas, que são a matéria-prima para a produção de algumas rações para peixes. A empresa prevê que, no futuro, todo seu lucro poderá ser proveniente da venda de algas.


A indústria de etanol norte-americana, uma gigante de US$40 bilhões, também começa a intensificar a produção de óleo de milho, que é destinado a rações animais e ao biodiesel. Neste ano, as vendas desse óleo amenizaram as margens negativas das empresas com a área de etanol, cuja demanda deve registrar um acréscimo de apenas 1% em 2012, para 12,9 bilhões de galões (48,82 bilhões de litros).


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 27 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja