• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Oferta de leite vai crescer menos em 2013


Quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 17h11

Após um ano de margens apertadas, em razão de custos de produção mais altos, o setor leiteiro espera melhores resultados em 2013. A tendência, segundo a Leite Brasil, é de um aumento de produção, mas menor do que o de 2012, o que deve se refletir em preços ao pecuarista menos pressionados. "Não creio que 2013 será um ano de abundância. Tiramos o pé do acelerador por conta do aumentos dos custos, e nossa produção deve crescer 2% ou 3%", afirma Jorge Rubez, presidente da entidade que representa o setor produtivo.


Em 2012, segundo ele, a produção deve ter incremento de 4,5%, totalizando 32 bilhões de litros. Já os custos de produção, pelo menos 20% superiores neste ano, devem cair no primeiro semestre de 2013. "Teremos alívio graças à chegada (ao mercado) da safra de soja da América do Sul", diz Rafael Ribeiro de Lima, zootecnista e consultor de mercados da Scot Consultoria. A empresa trabalha com uma expectativa de produção de leite no Brasil 2% maior no próximo ano.


Os resultados de uma desaceleração na produção leiteira tendem a ser percebidos ainda no primeiro trimestre, conforme a Leite Brasil. Rubez projeta preços ao produtor ao redor de R$1 o litro, ou até acima, depois do carnaval. Em novembro, o preço bruto do litro recebido pelo produto entregue em outubro foi de R$0,8952, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O valor de referência considera a produção nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Com informações da Agência Estado.


Fonte: Diário do Pará. Pela Redação. 26 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja