• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IMEA e FAMATO apresentam projeções de safra e da pecuária para 2013


Quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 - 08h54

Depois de um ano de recordes para a produção e exportação de grãos em Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (FAMATO) divulgaram na última quinta-feira (20/12) estimativas sobre a produção em 2013. Segundo as entidades, a produção de soja deve permanecer em alta, mas milho e algodão devem sofrer retrações.


Em 2013, a produção de soja deve ser 13% maior do que a do ano anterior. As lavouras do estado estão em pleno desenvolvimento e o clima tem sido favorável até o momento. Segundo o analista Cleber Noronha, a soja precoce (primeira a ser colhida) terá produtividade acima da média e esta tendência deverá ser mantida nas demais variedades. A produção pode passar de 21,36 milhões de toneladas (safra 2011/2012) para 24,13 milhões de toneladas (safra 2012/2013). "Com mais soja nas mãos, os produtores participarão de um mercado cujo preço se manterá atrativo, já que a média atual é de R$51,60 por saca e já ouvimos valores acima de R$60,00 por saca para janeiro de 2013, afirma Noronha.


Assim como em 2012, no próximo ano os custos de produção da oleaginosa e o frete devem permanecer altos. Como reflexo do aumento da safra de soja, deve haver ainda mais problemas de transporte e armazenamento. O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, destaca a importância de investimentos em novos corredores de exportação. Ele reforça a necessidade da conclusão e trafegabilidade pela BR-163. "Este foi um ano excelente para a produção agrícola em MT. Mas não adianta mais sermos eficientes somente da porteira para dentro. Precisamos, com urgência, da conclusão da pavimentação da BR-163 ou pelo menos condições para que o tráfego por lá comece a partir do próximo ano", diz Prado.


No estado, quem arriscou plantar milho em 2012 não se arrependeu. O ano foi considerado dourado para o milho 2ª safra, que antes era chamado de safrinha e tornou-se agora "safrão". O clima colaborou tanto para o bom desempenho desta cultura na safra 2011/2012 que MT atingiu o maior volume de produção por área (104 sacas por hectare), totalizando 15,56 milhões de toneladas - um aumento de 122,6% em relação à safra 2010/2011.


Para 2013, o IMEA estima área recorde para o milho, de 2,7 milhões de hectares. No entanto, a produção deve atingir 13,2 milhões de toneladas, 11% a menos do que na safra passada. O Instituto alerta para o custo de produção do milho, que segue aumentando e já é o maior da série histórica para o cereal. "O frete que já impacta no preço da soja, deverá constituir o maior peso sobre os preços de venda do cereal e o aumento deverá ocorrer devido à escassez de veículos para transportar os produtos", segundo Noronha.


A retração da área de algodão na safra 2012/2013 em MT já é uma tendência consolidada pelos produtores. O IMEA estima queda de 31% na área plantada em relação à safra 2011/2012, passando de 722 mil hectares para 498 mil hectares. Mesmo assim, o estado deve permanecer na liderança do algodão no Brasil, pois o segundo maior produtor, a Bahia, também deve sofrer redução de 30% na área plantada.


Para a pecuária, o gestor do IMEA, Daniel Latorraca, informou que 2012 foi o ano em que houve o maior abate de bovinos da história. Além disso, houve um acentuado abate de fêmeas pelo segundo ano consecutivo. "Tivemos problemas com a pastagem no primeiro semestre do ano e o descarte de fêmeas foi elevado. Para 2013, o estoque de machos aptos para o abate deve crescer, mas não da mesma forma como vimos em 2007. Além disso, os preços esperados para o mercado no próximo ano demonstram estabilidade", afirma. Latorraca acrescenta ainda que em 2013 a expectativa é de um mercado mais atrativo em relação a preços, já que os custos continuam sua escalada e a oferta de machos permanece baixa. "Além disso, a consolidação do aumento das exportações, com a previsão de volta da Rússia, será outro ponto chave para determinar os rumos do mercado".


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 21 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja