• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA investe na expansão do sistema produtivo de base agroecológica


Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 - 08h48

O Governo quer ampliar a produção de produtos orgânicos e incentivar o consumo desses itens pela população. Para alcançar a meta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) investiu ao longo deste ano na estruturação, capacitação e adequação de normas e regulamentos que possam contribuir para a expansão do sistema produtivo de base agroecológica.


Entre as ações, o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica, entre outras. O Ministério também disponibilizou, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), recursos para financiamento de projetos de apoio à construção e socialização de práticas agroecológicas e orgânicas. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi o responsável pela chamada pública que resultou na aprovação de apoio a 22 núcleos. Eles receberão um aporte de R$3,4 milhões para desenvolver os projetos nos próximos dois anos. Dos 22 núcleos, cinco incluem estrutura de Centros Vocacionais Tecnológicos com base nos parâmetros adotados pelo MCTI.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, a medida foi direcionada à rede federal de ensino técnico e tecnológico com o objetivo de fortalecer a expansão de uma rede de referência em ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e produção orgânica que tenha representatividade em todo território nacional e capacidade para atuar no âmbito local e regional. Não está descartado o lançamento de uma nova chamada pública em 2013 para a ampliação desses valores. "O Ministério da Agricultura, por entender a importância deste desafio colocou entre suas metas, no Plano Plurianual, o apoio a pelo menos 90 núcleos de agroecologia e produção orgânica, até 2015", disse Rocha.


As ações implementadas pelo MAPA deverão integrar o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica que está em processo de construção em atendimento ao que determina o decreto número 7.794, de 20 de agosto de 2012, que instituiu a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 20 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja