• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fornecimento de milho para alimentação animal na região Nordeste preocupa criadores


Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 08h31

Com a seca que atinge a região Nordeste, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) está preocupada com o fornecimento de milho para a alimentação animal. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) interrompeu a remoção do cereal de Mato Grosso até 7 de janeiro.


Segundo a CONTAG, também há informações de agricultores que pagaram pelo milho, mas ainda não receberam.


"Vários agricultores já contrataram, pagaram esse milho e não chegou ainda. Quer dizer, temos relatos de embarques recentes e esperamos que pelo menos aqueles que já contrataram recebam. Infelizmente essa interrupção, tanto da questão do carregamento quanto da questão de operacionalidade, pode agravar a situação, especialmente no Nordeste", afirma o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris.


A paralisação da remoção de milho de Mato Grosso também gera desconfiança. A medida foi tomada no dia 14 de dezembro. Os motivos, segundo a CONAB, seriam as férias coletivas nas transportadoras e o fechamento para balanço dos armazéns privados onde estão os estoques públicos de milho. Há ainda o temor de que falte milho na reabertura das unidades armazenadoras em todo o Brasil, que devem ficar fechadas para balanço contábil entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro.


"Infelizmente, mais uma vez, apesar de todas as reclamações, de todas as reuniões que a gente fez, o governo adota medidas que não satisfazem as necessidades dos nossos agricultores", diz Rovaris.


O superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da CONAB, Rafael Bueno, garante que medidas foram tomadas para evitar o desabastecimento. Nos últimos três meses o volume transportado para o Nordeste teria sido ampliado em aproximadamente nove mil toneladas, o que seria suficiente para atender a demanda.


"Os trabalhos que nós fizemos foram para que não haja falta de milho neste período, para que o produtor tenha o produto garantido. Os embarques retornam no dia 7 de janeiro e voltam a entregar e disponibilizar para o produtor aquele quantitativo que ainda resta. Em termos de carregamento de transporte, cerca de 70% a 80% do produto contratado da remoção já foi efetuado. Nós ainda temos um pequeno saldo para remover, que será efetuado agora na primeira parte do ano, em janeiro", explica Bueno.


A CONAB faz ainda um apelo para que os produtores se organizem para evitar transtornos nas operações de venda de balcão. Até 20 de dezembro é possível emitir e pagar as guias de recolhimento da União e até 28 de dezembro será possível retirar o produto.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 18 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja