• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Instituído GT que discutirá políticas de prevenção a eventos climáticos


Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - 08h57

Foi instituído nessa segunda-feira, dia 10, o Grupo de Trabalho (GT) para monitorar as adversidades climáticas e fornecer informações antecipadas aos agentes do agronegócio brasileiro. A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), subsidiará as decisões dos produtores rurais em relação às intenções de plantio, contratação de seguro agrícola e aquisição de crédito rural.


"Queremos minimizar os impactos que podem ser gerados pelas adversidades climáticas", disse o secretário da SDC, Caio Rocha, durante a formalização dos trabalhos do GT. O grupo instituído por meio da Portaria nº294, publicada em novembro, terá a orientação do secretário e será coordenado pelo engenheiro agrônomo e servidor do MAPA Aureliano da Costa Matos. Além dos servidores da SDC, integram o GT dois servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um servidor da Secretaria de Política Agrícola (SPA) e um da Conab. O GT tem caráter permanente devendo entregar informações semanais sobre o tema até o dia 31 de dezembro deste ano.


O governo espera reduzir o crescente volume anual de recursos despendidos nas respostas a esses acontecimentos e, posteriormente, no apoio para a recomposição do mercado impactado por inundações, alagamentos, estiagens, erosões, vendavais, entre outros fenômenos da natureza. Para Rocha, conhecer a dimensão disso é essencial à adoção de medidas que possam contribuir para evitar impactos econômicos negativos à agropecuária brasileira.


No Brasil, desastres como enchentes no Sudeste, a seca no Sul e no Nordeste, para citar os mais recentes episódios, ocorridos entre o final do ano passado e ao longo de 2012, acenderam o sinal de alerta no MAPA, que mobilizou seus departamentos para tratar do assunto considerado prioridade pelo ministro Mendes Ribeiro Filho.


Fonte: MAPA. Pro Mônica Bidese. 11 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja