• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo afasta risco da doença “vaca louca” no país


Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 16h09

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques Pereira, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas às 10h da manhã de hoje, para prestar esclarecimentos em relação à notícia veiculada na imprensa sobre a constatação da proteína príon, que é responsável pela doença vaca louca, cientificamente conhecida como encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês).


Segundo o ministério, trata-se de um caso ocorrido em uma vaca em 2010, no Paraná. Conforme o ministério, "o episódio não representa nenhum risco à saúde pública, nem à sanidade animal, considerando que o bovino não morreu em função da referida doença". A moléstia é neurodegenerativa e pode ser transmitida ao homem na forma da doença de Creutzfeldt-Jakob.


O ministério informa, ainda, que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), em comunicado oficial, mantém o Brasil na classificação como país de "risco insignificante" para a doença. "O Brasil não tem BSE", ressalta o governo.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 7 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja