• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuva prejudica o desenvolvimento das pastagens em quase todo o país


Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 - 08h55

Apesar do aumento das chuvas em algumas regiões do país, as condições climáticas ainda não são totalmente satisfatórias para o desenvolvimento das pastagens, segundo boletim da Somar Meteorologia. Mesmo no Centro-Oeste e em Minas Gerais, onde as precipitações estão sendo mais frequentes, a demora na chegada das chuvas no segundo semestre do ano fez com que o crescimento dos pastos ficasse mais lento. Como consequência, a recuperação da produção de leite também está atrasada.


A falta de chuvas regulares e o forte calor sobre a região Sul, os estados de São Paulo, Minas Gerais e a parte sul de Mato Grosso do Sul também fizeram com que os níveis de água no solo dessas áreas sigam aquém do ideal para o pleno desenvolvimento das pastagens. Por isso, muitos produtores continuam alimentando os rebanhos com rações e outros suplementos alimentares.


No sertão nordestino, as chuvas ainda não retornaram e a seca que atinge a região há mais de um ano segue castigando produtores e animais, tanto pela falta de água quanto pela falta de alimento. A previsão, segundo os meteorologistas, é de que as chuvas só voltem a ocorrer na região na segunda quinzena de dezembro e, mesmo assim, de forma irregular. Um maior volume de água só é esperado para o início de 2013.


Os estados de Mato Grosso, Goiás e a porção norte de Mato Grosso do Sul são as únicas regiões do país que apresentam melhores condições para o desenvolvimento das pastagens, já que os níveis de umidade do solo estão acima dos 90%.


Mesmo assim, os pesquisadores alertam que, como estão sendo registradas chuvas e céu nublado diariamente nessas regiões, as taxas de radiação solar estão muito baixas, fazendo com que os solos não tenham a concentração de nutrientes necessária para o crescimento de um pasto saudável. Assim, o animal se alimenta, mas não ganha peso na velocidade que deveria para essa época do ano.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 5 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja