• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alta tecnologia faz agricultura render mais no Planalto Norte de Santa Catarina


Terça-feira, 27 de novembro de 2012 - 08h26

De região mais pobre do estado a segunda maior produtora agrícola de Santa Catarina, o Planalto Norte investe em novas técnicas e em equipamentos de ponta para aumentar a riqueza que vem do campo.


Depois do Oeste, o Planalto Norte é a segunda região em produção agrícola no estado. Cresce combinando a força dos pequenos agricultores de erva-mate aos grandes produtores de grãos, que investem em alta tecnologia para bater recordes de produtividade.


Nos 14 municípios da região, em setembro de 2012, foram produzidos 28,5% de toda a soja, 20,6% do o milho e 29,7% do tabaco plantado em Santa Catarina. O resultado é uma economia primária diversificada, que gera riquezas e que muda a profissionalização das atividades do campo.


Em Canoinhas, um dos principais polos econômicos da região, 22% do PIB vêm das atividades agrícolas. Há oito anos, o técnico regional da CEPA/EPAGRI, Getúlio Tadeu Tonet, visita os principais produtores da região com o gerente do IBGE em Canoinhas, Valdir Spadotto.


Eles criaram uma tabela que é divulgada semanalmente com dados atualizados das safras de oito produtos plantados no Planalto Norte, com informações fornecidas por 201 grandes e médios produtores, com uso e sistemas de alta tecnologia de produção e conservação do solo. O sistema foi desenvolvido em 2004. O trabalho, inédito no estado, resulta em relatórios semanais atualizados.


"Os números mostram se as expectativas correspondem à quantidade colhida, se a quebra de safra está no nível esperado e se a estimativa de produtividade supera o ritmo da safra do ano anterior", diz Tonet.


Nos últimos cinco anos, os produtores da região conseguiram atingir uma média de produção semelhante ao padrão americano.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 26 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja