• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores de Mato Grosso enfrentam problemas com armazenagem de grãos


Segunda-feira, 26 de novembro de 2012 - 08h58

Daqui a 40 dias começa a colheita da soja em Mato Grosso. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) é de que seja colhida uma safra recorde na região, com mais de 24 milhões de toneladas. O problema é que muito do milho colhido na última safrinha continua nos armazéns, o que preocupa os produtores.


O produtor rural Argino Bedin tem 30 mil toneladas de milho estocadas nos silos em Sorriso (MT). Isso representa 70% do espaço de armazenagem ocupados. Ele calcula que vai colher 40 mil toneladas de soja, e já faz as contas. Se o milho não sair vai ter problemas.


A preocupação não é apenas de Bedin. Um levantamento do sindicato rural da cidade constatou que a média de ocupação, somando todos os armazéns do município, ultrapassa os 40%.


O município de Sorriso tem capacidade para armazenar 3,3 milhões de toneladas de grãos. Até bem pouco tempo, o espaço era suficiente, agora não mais. A alta produtividade no campo, principalmente nas últimas duas safras, desequilibrou. Hoje o município produz 2 milhões de toneladas a mais do que consegue armazenar.


Em uma cooperativa, os 22 associados devem produzir 250 mil toneladas de soja. A capacidade de estocagem é de apenas 100 mil toneladas e metade ainda está ocupada com milho. Um novo silo está sendo construído para a próxima colheita, mas não será suficiente para resolver o problema.


Para o produtor Elso Pozzobon, a relação capacidade de armazenagem e produção não seria um problema se o escoamento do que se produz no município fosse eficiente. Para ele a cada safra, a pane logística se torna mais grave e mais cara.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 23 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja