• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Holanda apresenta inovações em tecnologia agroalimentar ao Brasil


Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 08h27

Uma comitiva holandesa desembarcou nesta segunda-feira (19/11) no Brasil e segue até o dia 23 de novembro, trazendo autoridades como o príncipe Orange e a princesa Máxima, o ministro de Comércio Exterior e Desenvolvimento e representantes de 175 empresas e institutos da Holanda. O objetivo é estreitar relações comerciais e compartilhar conhecimentos em áreas como a agricultura do Brasil.


Inovações no ramo agroalimentar estão em pauta. Segundo informações do governo holandês, o país ocupa hoje o segundo lugar no mundo em exportações de produtos agroalimentares, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2011, as exportações agrícolas holandesas foram avaliadas em aproximadamente R$192 bilhões (9% a mais em relação a 2010). O setor de agronegócios holandês, assim como acontece no Brasil, fornece uma importante contribuição para a balança comercial positiva do país.


A missão oficial passará por Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Entre os diversos compromissos estão um encontro com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e a participação no seminário "O Futuro da Indústria Alimentar", na USP de Ribeirão Preto. O seminário abordará o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil, tendo em vista a segurança alimentar mundial, o papel do conhecimento e da tecnologia, e ainda sistemas de financiamento. Serão identificadas possibilidades de cooperação Brasil - Holanda neste setor. Ambos os países são potências mundiais em agronegócio e discutirão questões importantes como a escassez de recursos e o uso sustentável da terra. Ainda em Ribeirão Preto, a comitiva visitará a empresa CRV Lagoa, uma das líderes do mercado mundial de genética bovina e, desde 1998, controlada pela CRV, empresa internacional de melhoramento genético, dirigida por cooperativas de produtores holandeses e belgas.


Participarão da missão ao Brasil 12 empresas holandesas do setor de agronegócios: AgrenNewEnergy, Agriment international, D.E. Master blenders, Farm Frites, Flevolof, Koppert, La Red Food, Metazet, Rabobank International, Duyvis Wiener, Jan Oskam BV, e WP Haton.


Durante visita ao país, no último mês de outubro, observou-se os grandes esforços da Holanda em trocar conhecimentos com o Brasil. Diversos estudantes brasileiros estão desenvolvendo projetos em áreas de pesquisa ou mesmo em grandes empresas holandesas e o país quer compartilhar investir neste sentido. O investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento permite ao país ser o criador de tecnologias para a elaboração de produtos mais saudáveis e de alta qualidade, com alta produtividade. Um bom exemplo é a criação de uma tecnologia que reduz em mais de 70% a água utilizada na produção de alimentos. Entre as quarenta empresas mais influentes no ramo de alimentos e bebidas, quatro são holandesas - Unilever, Vion, Heineken e FrieslandCampina.


Internamente, a indústria agrícola representa quase 10% da economia holandesa, estando entre os três setores que mais contribuem para o PIB. O agronegócio é responsável pela criação de 660 mil empregos, diretos e indiretos.


O Brasil é o mais importante parceiro de negócios e investimentos da Holanda na América Latina. Somente em 2011, o comércio bilateral registrou US$15,9 bilhões, o que representa aumento de 32,6% em relação ao ano anterior. A Holanda ocupa o quarto lugar como parceiro de exportações de empresas brasileiras, sendo também um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 19 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja