• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Plantio da soja avança no Paraná com melhora do clima


Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 - 08h42

O plantio da soja ganhou ritmo na última semana no Paraná, com a melhor distribuição das chuvas. Levantamento divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura, mostra que as lavouras da oleaginosa foram implantadas em 81% da área estimada, avanço de 11 pontos porcentuais em uma semana. Já o plantio de milho, atualmente em 97%, avançou apenas dois pontos porcentuais no período.


O economista Marcelo Garrido, do Deral, disse à Agência Estado que a tendência é de que os trabalhos com soja evoluam rapidamente com a volta das chuvas no norte do estado. Hoje a implantação da lavoura ainda está atrasada na comparação com a média dos últimos anos, de 87% neste período. "O milho contou com clima desfavorável em julho e agosto, quando a estiagem atrasou o plantio. Agora está em fase final de plantio e por isso o ritmo é mais lento. A soja foi menos atingida, mas ainda há déficit hídrico em algumas regiões, o que explica o atraso", diz.


Na avaliação do técnico, apesar de meteorologistas já considerarem a atuação de um El Niño mais fraco este ano, ou seja, com menos chuva na região sul do que se previa, a expectativa ainda é de que o plantio verão não sofra com períodos longos de estiagem. Conforme o levantamento do Deral, atualmente as condições das lavouras são boas para 99% da área de soja e 94% da de milho. Já a comercialização dos dois grãos estacionou em 35% e 11%, respectivamente. Quanto ao trigo, 94% colhido até segunda-feira (12/11), 42% da produção esperada já foi negociada por produtores e cooperativas.


Fonte: Sociedade Rural Brasileira. Pela Redação. 14 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja