• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Teremos apagão de bezerros?


Terça-feira, 13 de novembro de 2012 - 15h49

Para analistas, considerando o atual cenário, o apagão na oferta de bezerros já trará reflexos em preços para os próximos dois anos e reverberar pela pura e simples falta dos animais nos próximos dez.


Independente de ciclos da atividade, que ora limitam a oferta de bezerro pelo intensivo abate de fêmeas motivado pela falta de liquidez do pecuarista, e ora pela falta de pasto por pragas ou seca, hoje, o bezerro está valendo menos do que deveria. "Abatendo fêmeas como estamos fazendo, só estamos ampliando o intervalo das crias, tornando o cenário ainda mais factível", alerta o analista da Scot Consultoria, promotora do evento "A pecuária de corte no divã dos analistas", Alcides Torres. O assunto repercutiu muito entre convidados e participantes. No acumulado de 2012, por exemplo, 45% de todo bovino abatido no Brasil foram fêmeas.


Em Mato Grosso, detentor do maior rebanho de bovinos do Brasil, a expectativa é de que a escassez comece a remunerar o pecuarista que se dedica à cria, já no próximo ano. O estado, que segue a tendência nacional de aumento no abate de vacas, está comercializando o bezerro por cerca de R$650 quando deveria estar valendo pelo menos mais R$100.


O analista Flávio Abdo foi claro ao afirmar que a luz amarela para a criação de bezerros está acesa. "Existem regiões onde já há falta de bezerros e nos perguntamos de onde poderemos importar".


Conforme Abdo, representante da fazenda Conforto, há informações de já existem locais onde há falta desses animais.


Para Gustavo Aguiar, analista da Scot Consultoria, a situação pode piorar. "A procura será crescente. O criador mais especializado irá sobressair".


O representante da fazenda Santa Bárbara, Fábio Dias, aponta que a cria é muito mais difícil do que a recria e engorda. "A dependência tecnológica é muito grande. O nível atual de rentabilidade ainda não a torna atrativa".


Independentemente de mercado e da vocação do pecuarista para esta etapa um outro grande gargalo merece atenção em relação à oferta dos bezerros. Como destaca o analista do Cepea, Sérgio De Zen, o Brasil tem uma menor produtividade de vacas, em relação a outros importantes players do segmento.


"Para cada 100 vacas temos o menor índice de produtividade, 60 animais. Na Austrália são 80".


Fonte: Pecuária.com.br. Pela Redação. 9 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja