• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Avançam negociações para exportação de suínos de SC ao Japão


Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 - 08h45

Santa Catarina venceu mais uma etapa, a última que dependia dos esforços do governo estadual, para conseguir a liberação da exportação da carne suína catarinense para o Japão. Quinta-feira (8/11), o governador Raimundo Colombo liderou uma comitiva brasileira nas conversas com o vice-ministro para assuntos internacionais do Ministério da Agricultura do Japão, Masanori Sato. "Já vencemos oito de dez etapas. As duas últimas agora precisam ser tomadas por parte do Japão. Estamos bem otimistas", disse o governador, que foi acompanhado pelo embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, no encontro realizado em Tóquio.


Das duas etapas que restam, uma é a apresentação de uma lista de exigências sanitárias, por parte do Japão, para os frigoríficos que irão exportar a carne para o país asiático. A outra é a mudança de uma parte da legislação agropecuária. Hoje o Japão só pode importar de países livres de febre aftosa sem vacinação. Mesmo Santa Catarina sendo reconhecida com esse status de excelência sanitária - conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal em maio de 2007 - ainda depende que a legislação permita a importação de alimentos de um estado específico de um país. "Estamos muito próximos. Já fizemos todo o dever de casa. Agora aguardamos as próximas manifestações do governo japonês", disse o secretário da Agricultura, João Rodrigues.


O vice-ministro informou que um relatório técnico independente deu um parecer favorável recomendando a importação da carne suína catarinense. "Uma das nossas preocupações constantes é obter fontes seguras de alimentos", disse. Nesse sentido, Santa Catarina se tornaria parte de um seleto grupo que pode exportar esse tipo de carne para o Japão. Hoje, o estado já é, dentro do Brasil, o que mais exporta frango para o país.


Para acelerar a conclusão do processo, que já leva cinco anos de negociação, o governador Raimundo Colombo ofereceu mais uma garantia aos japoneses. Toda a carne exportada deve vir de suínos 100% catarinenses, ou seja, que desde o nascimento até o abate do animal que fornecerá o alimento o processo seja todo feito em território catarinense. A ampliação do número de fornecedores também foi defendida como importante para aumentar a segurança no fornecimento de alimentos para o país.


Prioridade nacional


O secretário de Relações Internacionais de Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto, também integrou a comitiva e destacou a importância de incluir mais um produto a nas relações comerciais entre os dois países. "O Brasil é o terceiro maior produtor de alimento do mundo. O Japão é o terceiro maior comprador desse tipo de produto. Mas, em compensação, o comércio bilateral ainda é muito pequeno. Aumentarmos esse número é essencial", afirmou.


Ele também destacou o reconhecimento que Santa Catarina recebeu como estado livre de febre aftosa sem vacinação. "É um exemplo que gostaríamos de ver em outros estados do Brasil também", disse.


Retomada das exportações


O início das exportações para o Japão garantiriam também aos produtores do estado uma maior segurança. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo. Importa anualmente 1,2 milhão de toneladas dessa carne, cerca de US$5 bilhões anualmente. Por já ter representantes comerciais no país, por causa da venda de carne de frango, a expectativa é que os frigoríficos do estado consigam uma fatia significativa desse mercado em pouco tempo após a aprovação.


Fonte: Suinocultura industrial. Pela Redação. 9 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja