• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cade congela operação entre Brasil Foods e Doux Frangosul


Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 08h25

Após finalizar a sessão de julgamentos de quarta-feira (7/11), em que nove fusões e aquisições foram aprovadas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou um Acordo de Preservação de Reversibilidade de Operação (Apro) que congela uma operação envolvendo a Brasil Foods e a Doux Frangosul. Caso o acordo seja descumprido, até o julgamento definitivo do Cade sobre a operação, será aplicada multa de R$5 milhões à Brasil Foods e de R$50 mil aos administradores da companhia.


Segundo o processo, no ano passado, a unidade da Doux em Ana Rech (RS), que atua no segmento de abate e produção de industrializados de suínos, tomou empréstimo da Brasil Foods e ofereceu uma série de ativos em garantia. Como a dívida não teria sido paga, esses ativos passaram a ser de propriedade da Brasil Foods.


Porém, para aprovar a fusão entre a Perdigão e a Sadia, que resultou na criação da Brasil Foods em 2009, o Cade impôs um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) à empresa. Esse termo determina que a Brasil Foods não pode comprar ativos em 14 mercados, entre eles o de suínos. Dessa maneira, tomar posse dos ativos da Doux contraria o TCD firmado.


Por conta disso, a operação configurou um ato de concentração e foi notificada ao Cade em setembro, segundo o conselheiro relator Elvino Mendonça. O processo sobre a operação está em andamento na superintendência-geral do Cade. Enquanto ela não é efetivamente julgada, Mendonça levou o Apro a plenário, na quarta-feira (7/11), para congelar a operação.


O acordo determina que a Brasil Foods tem que manter os ativos relacionados à unidade da Doux em Ana Rech funcionando, não pode demitir funcionários da unidade sem justa causa, está impedida de compartilhar informações sensíveis ao direito da concorrência, nem pode usar a unidade gaúcha para a produção de produtos listados no TCD da constituição da Brasil Foods. Na prática, isso quer dizer que a Brasil Foods não pode repassar os ativos que antes eram da Doux a terceiros até que a operação seja analisada pelo órgão antitruste.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 8 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja