• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra de soja atrasa, mas plantio de milho não cai em MT


Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 08h21

A interrupção das chuvas em algumas áreas do Mato Grosso fez parte dos produtores pisar no freio no plantio de soja.


O ritmo de plantio deste ano é inferior ao de igual período do ano passado, diz Daniel Latorraca, gestor do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).


A interrupção não é generalizada, o que garante que 63% da área já tenha sido semeada, ante 75% em 2011, diz Latorraca. A chamada região médio-norte, no entanto, supera em muito a média do estado. Pelo menos 86% da área que será destinada à soja já foi semeada.


O avanço do plantio no médio-norte é importante porque 50% da área que está sendo destinada à soja se converterá em lavoura de milho após a colheita da oleaginosa.


Os bons preços da soja nos mercados interno e externo levarão os produtores do Mato Grosso a semear 7,9 milhões de hectares com soja nesta safra 2012/13, uma área 12% maior à safra anterior.


A produtividade média do estado deverá ficar em 51 sacas por hectare. Se os dados de área e de produtividade do Imea se concretizarem, a produção atingirá o recorde de 24 milhões de toneladas.


O clima nesta primeira quinzena do mês será fundamental para uma avaliação da necessidade ou não de replantio de soja.


Se houver, o produtor perderá a "janela" de plantio do milho, cujo período ideal vai até o final de fevereiro.


Mesmo com área recorde (2,9 milhões de hectares), a produção de milho será inferior, ficando em 13,9 milhões de toneladas.


A queda ocorre porque a produtividade deste ano não repete a quantia excepcional de 2011, quando atingiu 104 sacas por hectare.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 8 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja