• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Setor do leite movimenta R$50 bilhões por ano


Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 08h52

A Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados realiza nesta semana, entre terça e quinta-feira (6 a 8/11), a 1ª Conferência Nacional do Leite, com o objetivo de elaborar um documento para subsidiar a planejamento de uma política nacional do leite. O setor envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$50 bilhões por ano.


A expectativa do relator da subcomissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), é que o encontro seja o embrião para a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que seria responsável por ditar, por meio de decisões colegiadas, as diretrizes do setor no país, desde a produção até a comercialização. A subcomissão é ligada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.


Na terça, a partir das 9h, os delegados das cooperativas, indústria, comércio, governo, produtores, trabalhadores rurais e entidades de pesquisa e extensão debaterão sobre as necessidades do setor simultaneamente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Entre os temas a serem abordados na conferência estão sanidade animal, vigilância sanitária, custo de produção (veja infográfico), pesquisa, assistência técnica e extensão, políticas de crédito, infraestrutura e logística, tributação, e proteção de mercado.


Na quarta, ocorrerá uma plenária na Embrapa para definir o texto final da conferência e, quinta, o encontro será no Auditório Nereu Ramos da Câmara, para apresentação e aprovação do documento final. O texto será entregue aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foram convidados para o evento.


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 5 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja