• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Seapa apresenta novas variedades de soja específicas para a alimentação humana


Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 08h45

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) promove nesta quinta-feira (8/11) uma degustação de novas variedades de soja, resultantes de pesquisas de melhoramento genético de soja direcionadas para a alimentação humana.


Registradas com o selo "Soja de Minas", as cultivares BRSMG 790A (Fit soy) e BRSMG 800A (Nutri Soy) foram desenvolvidas pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Embrapa, em parceria com a Fundação Triângulo. A sessão de degustação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seapa com o objetivo de introduzir a soja na alimentação escolar. Somente na rede estadual, o público abrange 3.900 escolas públicas e cerca de 2,5 milhões de estudantes. 


"A soja é um alimento com alto valor nutricional agregado. E nosso objetivo, ao buscar parceria com as escolas públicas, é apresentar aos alunos esta soja diferenciada, melhorando a qualidade do cardápio, reduzindo os custos da alimentação escolar, além de formar novos hábitos de consumo do grão", explica o secretário Elmiro Nascimento.


Segundo a pesquisadora da Epamig, Ana Cristina Juhász, as cultivares não são transgênicas, têm sabor suave e agradável e são apropriadas para alimentação humana. "Foram consideradas características com a finalidade de obter um produto com melhor aceitação pelo consumidor", explica.


A sessão de degustação com pratos preparados com as novas variedades de soja é direcionada para técnicos, especialistas, educadores e nutricionistas, com o objetivo de mostrar as várias possibilidades de preparo. Serão oferecidos salada e tropeiro preparados com o grão, soja cozida com o feijão carioquinha, além do extrato de soja (suco) com maracujá.


Fonte: SEAPA. Pela Redação. 5 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja